Educação chamou mais 345 crianças para ingressar na educação infantil


Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou mais um chamamento para alunos da educação infantil. Ao todo, 345 crianças foram convocadas (confira a lista clicando aqui) para ingressar nos próximos dias. Com isso, o número de estudantes matriculados nesta modalidade educacional chegará a 3.753. Os novos estudantes serão acolhidos em 30 centros municipais de educação infantil (CMEI’s), sendo 28 deles na sede e dois no interior do município. 

Conforme a diretora do Departamento de Educação Infantil, Rosemeri Maria Hentz Soares, a partir desta segunda-feira (29), as famílias precisam fazer a retirada do protocolo na Smed. “Nesse momento, a partir das vagas disponíveis, é possível fazer a escolha do CMEI que atenda melhor às necessidades dos responsáveis, bem como o turno de frequência. Após, com o protocolo em mãos, a família se dirige ao local escolhido para efetivar a  matrícula”, explicou.

Outro fator destacado por Rosemeri é que o chamamento contempla solicitações de vaga realizadas até o dia 26 de abril. “Realmente, a ação foi com o intuito de zerar a fila. Só não serão atendidas neste momento crianças que ainda não completaram quatro meses”, acrescentou. 

Em relação ao atendimento integral, Rosemeri explica que o município tem avançado de forma célere. Segundo a diretora, em 2017, devido ao grande número de crianças aguardando vaga na educação infantil, a administração municipal à época adotou o sistema de turno único (meio período) para absorver a demanda. Atualmente, metade dos centros municipais já possuem turmas integrais e 550 crianças estão matriculadas e frequentando em tempo integral. “Avançamos muito de 2023 para 2024, passando de 102 para mais de 500 alunos na educação infantil em tempo integral”, disse. 

Apesar da Prefeitura de Toledo trabalhar para ampliar o número de crianças em CMEI de forma integral, não se pode deixar de atender todas que buscam pela matrícula na Educação Infantil de 0 a 3 anos. “Todas as crianças que procuram a rede, que acionam o serviço da educação infantil, têm sua matrícula atendida em período parcial, conforme preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Segundo a legislação, todas as crianças devem ter atendimento mínimo de quatro horas e estamos garantindo esse direito a todos que procuram a rede”, completou a secretária de Educação, Dirce Maria Kulzer.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias