Com o tema ???O impacto da educação e da formação profissional no desenvolvimento econômico da Região Oeste???, o vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida, apresentou uma palestra do 1º Fórum da Empregabilidade que aconteceu no Centro de Eventos Ismael Sperafico em Toledo, Região Oeste do Paraná, na última quinta-feira, 21. ???Discutir empregabilidade é falar da educação como geradora de mais e melhores oportunidades???, enfatiza Paulo Victor Almeida.
Almeida abordou que aliada da empregabilidade, a educação gera redução de turnover; disseminação da cultura de inovação e empreendedorismo; retenção e atração de empresas e transformação da realidade socioeconômica da Região. Nesse sentido, o propósito do Biopark de ???Inovar para a vida??? tem resultados que começam por meio de parcerias entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Biopark Educação. Neste ano, o Biopark já investiu R$ 5 mi em educação, ofereceu mais de 25 cursos simultaneamente da iniciação científica à pós-graduação e dos 1325 alunos, 91,8 % estão empregados. ???A metodologia ativa é o nosso formato de contribuir e direcionar a carreira dos alunos. Nossos cursos têm incentivos para auxiliar na transição de carreira e uma analista de sucesso do aluno que avalia como será a colocação no mercado de trabalho. Assim, entregamos educação e formação, mas, também oferecemos valores que são base para formar com ensino de qualidade e alta taxa de empregabilidade???, complementa Almeida.
Profissionais de várias entidades governamentais e de vários segmentos da sociedade assistiram a palestra. No encontro, foram discutidas as dificuldades e as oportunidades para o mercado de trabalho da Região. A falta de mão de obra qualificada foi um dos assuntos em destaque. ???O Fórum foi extremamente importante para visualizar melhor e entender os dois lados do problema. Vivemos na pele a dificuldade de encontrar pessoas capacitadas em nossa Região mesmo para cargos operacionais, e de encontro a isso, como cura para nossa dor, procuramos capacitar tecnicamente esses profissionais. Isso foi claro durante o Fórum, que estamos no caminho certo, mesmo com muito a percorrer; os primeiros passos já estão sendo dados???, explica Rodrigo Fernandes da Costa, analista de gente e gestão RH do Biopark.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, apontam que o Paraná gerou mais de 13 mil empregos em maio deste ano. Curitiba aparece em 1º lugar com 3663 contratações; Londrina com 911; Maringá contratou 683; em Cascavel o número é de 613 e Toledo aparece na quinta posição com 491 contratações. Entre as considerações que determinam o mercado de trabalho na Região do POD estão a renda, escolaridade, idade e sexo, além de fatores pessoais, motivacionais, familiares e progressão de carreira por exemplo. Por conta da necessidade de mão de obra é fundamental buscar estratégias e planejamento para atrair e manter os trabalhadores. Diante da demanda é fundamental manter estratégias. ???Foi um momento de reflexão, para além de discutir os dados demográficos da Região em relação a empregabilidade, poder ter um momento onde os RHs das empresas da Região compartilharam suas ???dores???, com autoridades do Oeste e do Estado ali presentes. Instigando a todos a pensarem em alternativas para o desenvolvimento Regional, o que vem muito de encontro com a atuação do Biopark de forma geral???, complementa Aguinaldo da Silva, analista de gente e gestão RH do Biopark.
Organização do evento
O 1º Fórum da Empregabilidade foi realizado por meio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), da Coordenadoria das Associações Comerciais e empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o apoio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento).
Educação no Biopark foi tema de palestra no 1º Fórum da Empregabilidade