Em reunião da CTA, Secretaria do Meio Ambiente detalha a situação da coleta de lixo orgânico


Foto: Michelly Domiciano - Câmara de Vereadores de Toledo
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTA) da Câmara de Toledo promoveu um debate sobre a situação da coleta de lixo orgânico no município. A 8ª Reunião da Comissão, realizada na manhã de quinta-feira (15), recebeu Luciana Fogaça, secretária do Meio Ambiente, e a Empresa Vale Norte Construtora LTDA, representada pelo gerente José Ferrari e pelo representante jurídico Tassio Malvezzi.

Segundo o Regimento Interno da Câmara de Toledo, compete à CTA tratar de assuntos sobre a “composição, qualidade, apresentação, publicidade e distribuição de bens e serviços públicos e privados”, além de matérias relativas ao serviço público da administração municipal, direta e indireta. A Comissão Permanente é formada por Katchi Nascimento (MDB), presidente; Professora Marli (MDB), vice-presidente; Sérgio Japonês (PL), secretário; e pelos membros Odir Zoia (Progressistas) e Valtencir Careca (Progressistas). Os parlamentares Bruno Radunz (Republicanos) e Valdir Gomes (União Brasil) também utilizaram o microfone durante o encontro.

No início da reunião, os vereadores mencionaram os problemas relacionados ao serviço que ainda necessitam de solução, como o cronograma de coleta em muitos bairros, mas reconheceram o trabalho da Secretaria do Meio Ambiente para aperfeiçoar a entrega. Luciana Fogaça relatou as dificuldades encontradas pela organização necessária para transição de gestão do Executivo, pela mudança de empresa prestadora e também pelo acúmulo de lixo ocasionado pelos feriados de dezembro. Apesar dos problemas iniciais, a chefe da pasta reafirmou o empenho para atingir “o máximo de melhoria e de qualidade que for possível”.

Durante a reunião, Fogaça reiterou o compromisso da nova empresa de coleta de lixo orgânico. “Em relação à Vale Norte, logo que eles assumiram, foi uma luta diária. Era WhatsApp, todas as demandas que recebi o Ferrari atendeu prontamente. Lógico que ainda não está da forma que a gente gostaria, mas a gente está cobrando. Notificamos a empresa quando não estava atendendo de forma adequada. A gente vai trabalhar em parceria. Não é só a Secretaria do Meio Ambiente, a gente precisa trabalhar em parceria – não só com a Vale Norte, mas também com a Costa Oeste [reciclados]”, disse a secretária.

Empresa de Petrolina-PE, a Vale Norte presta o serviço de coleta de lixo em Mossoró-RN, Juazeiro do Norte-CE, Sento Sé-BA e Guarulhos-SP. O trabalho começou a ser realizado no início de abril e o contrato prevê a duração do serviço para os próximos cinco anos em Toledo. José Ferrari, gerente da unidade da empresa na cidade, explicou os problemas encontrados para o início das operações.

“Estamos instalados em Toledo desde o mês de dezembro, quando passamos a alugar os galpões para montar a nossa estrutura. Em fevereiro, começamos com as divulgações já em relação à contratação de pessoal. A gente sabe que toda transição, principalmente de coleta, tem essa dificuldade, porque nem todos os colaboradores estarão disponíveis (...) muitos preferiram dar entrada no seguro, infelizmente, a gente não conseguiu contratar todos [os que já trabalhavam com o serviço anteriormente]. Teve uma grande demanda de novatos, e novatos não aprendem em uma semana, em 15 dias, questão de rotas, setorização, sistema de coletas (...) aqueles primeiros 12 dias foram muito complicados para a gente. Fora isso, a gente ainda pegou uma situação anterior, com problemas na coleta anteriormente. Então assim, veio um acúmulo exatamente naqueles primeiros 12 dias de coleta, e a gente teve que se desdobrar para atender o município. Não faltou esforço da empresa, a gente trabalhou nos dois finais de semana, com todas as equipes, tanto no dia 6, quanto no dia 13 de abril”, relatou o gerente da unidade.

Ferrari também disponibilizou um canal para atender as reclamações da população: (45) 9 9138-9996. Segundo o representante, as equipes de apoio empresa estão disponíveis justamente para isso.

Os parlamentares aproveitaram o encontro para trazer queixas, questionamentos e sugestões da população. Reclamações de munícipes foram apresentadas diretamente à secretária e aos representantes da empresa. Com mais de uma hora de duração, a reunião está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=1pWEx4bARsg

Cronograma da coleta de lixo orgânico nos bairros:

Segunda-feira/quarta-feira/sexta diurno:

Jardim Coopagro, Vila Pioneiro, Vila Operária, Boa Esperança e Vila Paulista

Segunda-feira/quarta-feira/sexta noturno:

Jardim Santa Maria, Jardim Tocantins, Jardim Coopagro, Jardim Parizotto, Jardim Bressan, Jardim Porto Alegre, Vila Paulista e Centro

Terças, quintas e sábados diurno:

Jardim Europa/América, Pinheirinho, Panorama, São Francisco, Cerâmica Prata, Santa Clara IV, Cézar Parque e Loteamento Schneider

Terças, quintas e sábados noturno:

Vila Industrial, Jardim Gisela, Jardim Pancera, Jardim Concórdia, Jardim La Salle, Vila Becker, Jardim Independência e Centro

Cronograma da coleta de lixo orgânico nos distritos:

Às segundas e sextas:

Vila Nova, Novo Sarandi, Biopark, São Miguel e Novo Sobradinho

Às quartas:

Boa Vista, Bom Princípio, Ouro Preto de Toledo, São Luiz do Oeste, Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Cerro da Lola, Dois Irmãos e Vila Ipiranga

*segundo José Ferrari, existe uma solicitação da Secretaria do Meio Ambiente para que os distritos sejam atendidos duas vezes por semana.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim