Em turno final, Câmara de Toledo aprova reestruturação da Funtec por unanimidade

Na 32ª Sessão Suplementar da Câmara de Toledo, os vereadores aprovaram 13 projetos em turno final. As votações ocorreram na tarde de terça-feira (16). Os textos foram encaminhados para competente sanção legal do Poder Executivo – com exceção do Projeto de Resolução de Nº 37/2025, promulgado na forma da Resolução de Nº 142/2025.
Entre os temas debatidos, apenas duas matérias foram modificadas em relação ao texto aprovado em primeiro turno, na 44ª Sessão Ordinária, na segunda-feira (16).
A base do Governo apresentou um Substitutivo ao Projeto de Lei de Nº 222/2025, que Dispõe sobre a reestruturação da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (FUNTEC) – (Projeto de Lei de Nº 222/2025)
Segundo o anexo, “o Substitutivo aperfeiçoa o texto original, adequando às diretrizes do Parecer Jurídico n° 333/2025, detalhando mecanismos de gestão inerentes à condição de ICT, aprimorando o compromisso do Conselho Deliberativo e realizando correções de técnica legislativa de redação”. Antes da votação do substitutivo, os vereadores aprovaram o pedido de reexame de admissibilidade pela comissão competente. Todos os detalhes do projeto estão disponíveis no link.
A Funtec tem como finalidade “promover o desenvolvimento sustentável, inovador, científico e tecnológico de Toledo e região”, segundo a proposta. Caso o projeto seja sancionado, sua atuação passará a ser como órgão executor e ou articulador da política municipal de ciência, tecnologia e inovação. Agora, em segundo turno, o texto foi aprovado por unanimidade.
“Para correções de redação, adequações terminológicas e ajustes de conformidade legal”, o Poder Executivo também enviou um Substitutivo à proposta que Dispõe sobre a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (PMCTI) e sobre o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e de Inovação (SIMCITI) e estabelece incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e social do Município de Toledo (PL de Nº 223/2025). Entre as mudanças em relação ao texto original, a nova redação apresenta uma “padronização gráfica e textual dos dispositivos legais, a clarificação da estrutura da PMCTI como diretriz estratégica a ser detalhada posteriormente pela Funtec”, entre outras mudanças.
A introdução do substitutivo aponta que o novo texto “avança na estruturação do Sistema Municipal de Inovação, amplia a participação dos atores do ecossistema, atualiza os instrumentos de fomento e estímulo à inovação, e incorpora dispositivos reforçados sobre transparência, governança, fiscalização e prestação de contas dos recursos públicos aplicados”. Além do alinhamento com práticas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Paraná e do Governo Federal, o projeto “amplia competências estratégicas, com a previsão de mecanismos de fomento via Fundo, destinados à expansão da capacidade tecnológica e à formação em competências digitais e em inteligência artificial”. Após a aprovação da dispensa de reexame por comissão, os vereadores aprovaram o Substitutivo e o texto em segundo turno por unanimidade.
Outros projetos aprovados em turno final (Confira detalhes no link)
Estima a receita e fixa a despesa do Município de Toledo, para o exercício de 2026 (PL de Nº 186/2025 – Poder Executivo)
Declara de utilidade pública municipal a Associação Toledana de Educadores – ATED (Projeto de Lei de Nº 200/2025 – Genivaldo Jesus)
Declara de utilidade pública municipal o Clube do Taco de Toledo (Projeto de Lei de Nº 204/2025 – Genivaldo Jesus)
Autoriza o Executivo municipal a abrir crédito adicional suplementar no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei de Nº 214/25 - Poder Executivo)
Autoriza o Executivo municipal a abrir crédito adicional suplementar no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei de Nº 216/25 - Poder Executivo)
Autoriza o Executivo municipal a abrir crédito adicional suplementar no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei de Nº 217/25 - Poder Executivo)
Dispõe sobre o Programa de Desenvolvimento da Agropecuária do Município de Toledo (PL de Nº 226/2025 – Poder Executivo)
Institui a Política Municipal de Incentivo à Produção e ao Uso de Biometano e à Gestão Sustentável de Resíduos no Município de Toledo (PL de Nº 227/2025 – Poder Executivo).
Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei de Nº 230/25 - Poder Executivo)
Dispõe sobre a prestação de contas do Poder Executivo do Município de Toledo, referente ao exercício financeiro de 2024 (Projeto de Resolução de Nº 037/25 – Mesa)
Declara de utilidade pública Sociedade Esportiva Aliança (Projeto de Lei de Nº 215/2025 – Bruno Radunz e Odir Zoia)
Moção de Aplausos
Jairo Cerbarro (DC) entregou Moção de Aplausos ao artista tradicionalista Rafael Arenhart, multicampeão paranaense no cenário da gaita tradicionalista. Antes da Sessão, o Hino de Toledo foi interpretado pelo músico e por sua filha, Rebeca Arenhart, de 7 anos.
















Encontrado: cachorrinho encontrado no Santa Clara 4