Encontro debate integração científica no contexto do acordo entre Mercosul e União Europeia

Fonte: AEN
Encontro debate integração científica no contexto do acordo entre Mercosul e União Europeia
📷 Foto: AEN

Iniciativa coordenada pela Fundação Araucária, Curitiba sedia nesta terça e quarta-feira (19 e 20) o Encontro de Agências de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Sul da América do Sul, que reúne representantes de instituições de fomento e pesquisa do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. O objetivo é discutir estratégias conjuntas de cooperação científica, inovação e desenvolvimento sustentável no contexto do acordo entre Mercosul e União Europeia.

O evento acontece no Campus da Indústria - Fiep e reúne representantes das Fundações de Amparo do Pará (Fapespa), Santa Catarina (Fapesc), do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Mato Grosso do Sul (Fundect), além de instituições internacionais como o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (Conacyt), a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação do Uruguai (ANII), a Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Chile (Ania) e o Instituto Politécnico de Bragança.

Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, o acordo entre Mercosul e União Europeia exige, cada vez mais, competitividade, sustentabilidade e inovação dos países do bloco de integração da América do Sul. Ele afirmou que a ciência e tecnologia têm um papel fundamental nesse processo, ajudando a construir soluções e pesquisas que fortaleçam a participação da América do Sul nesse novo cenário internacional.

“O que estamos fazendo aqui é dando início a uma aproximação entre as agências de ciência e tecnologia do Sul do Brasil e dos países do Mercosul, buscando identificar agendas comuns e possibilidades de atuação conjunta”, disse.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, ressaltou o protagonismo do Estado na promoção da integração científica sul-americana. “A Europa já possui uma tradição consolidada de cooperação em ciência e tecnologia e queremos discutir aqui como avançar em trabalho em rede, colaboração e financiamento conjunto na América do Sul em temas de interesse transfronteiriço”, comentou.

A programação inclui apresentações institucionais, debates sobre prontidão tecnológica, oficinas colaborativas e construção de estratégias conjuntas voltadas ao fortalecimento da integração regional em áreas estratégicas como bioeconomia, agroalimentação, sustentabilidade, logística, energia e digitalização produtiva.

“A construção de estratégias regionais exige integração entre os diferentes biomas e realidades da América do Sul e este encontro poderá contribuir para novas agendas cooperativas em bioeconomia, sustentabilidade e inovação regional”, disse o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Marcel do Nascimento Botelho.

Agenda comum

Entre os destaques do encontro está a construção da chamada “Agenda Comum de Curitiba”, documento que deverá consolidar prioridades de pesquisa aplicada, mecanismos de financiamento conjunto e estratégias de compartilhamento de infraestrutura científica entre os países participantes.

A representante da ANII, Sofia Riobo, destacou que o momento é especialmente importante para fortalecer a cooperação científica regional. “Estamos em um momento em que a cooperação entre as agências da região é fundamental. Esperamos ampliar iniciativas de pesquisa colaborativa em rede com foco em temas relevantes para toda a América do Sul”, afirmou.

O encontro integra a estratégia da Fundação Araucária de fortalecer as chamadas “Rotas de Integração Sul-americanas em CT&I”, proposta voltada à construção de uma integração regional baseada em ciência, tecnologia e inovação, tendo como eixo central o desenvolvimento sustentável e os ativos compartilhados do território sul-americano.

Nesta quarta-feira (20) acontece a assinatura do memorando de entendimento do programa Ganhando o Mundo da Ciência entre a Fundação Araucária e o Conicet, da Argentina, ampliando as ações de internacionalização da ciência paranaense e a cooperação acadêmica entre os países.

“Este programa nos permite integrar jovens em ambientes científicos e tecnológicos, promover intercâmbio e fortalecer a integração entre pessoas e equipes de pesquisa. Para o Conicet, essa parceria com o Paraná é muito importante porque amplia as possibilidades de cooperação em áreas estratégicas e aproxima nossos sistemas científicos em uma agenda comum de desenvolvimento e inovação”, comentou o diretor do Conicet, Walter Sione.

Últimas Notícias

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense
Esportes

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense

Há 49 min
Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas
Policial

Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas

Há 2h
PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava
Policial

PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava

Há 2h
Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto
Policial

Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto

Há 3h
Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo
Policial

Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo

Há 3h
Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu
Policial

Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu

Há 3h
Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos
Cotidiano

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

Há 3h
Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo
Policial

Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo

Há 3h
Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa
Variedades

Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa

Há 3h
PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo
Policial

PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo

Há 3h
Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre
Policial

Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre

Há 3h
Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção
Brasil e Mundo

Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção

Há 3h
Ver mais notícias