Entenda um pouco mais sobre a hernia de hiato


Foto: Toledo News

Hérnia de hiato é uma condição em que ocorre a migração do estômago para cima do tórax por meio de uma abertura chamada diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e que auxilia na respiração.

A hérnia é comum em pacientes acima de 50 anos de idade, com uma idade média para a formação entre 60 a 70 anos, mas também pode ser um defeito congênito (de nascença). Sobrepeso e obesidade dobram o risco para se ter uma hérnia, a causa ainda não está clara, porém sabe-se que o problema possa ser resultado de um enfraquecimento da musculatura, permitindo quo o estômago passe através do hiato do diafragma.

Os sintomas típicos que cursam com esta enfermidade são sintomas de refluxo: azia, queimação, dificuldade para engolir e regurgitação, podendo também ser acompanhados de dor no peito e eructações (arrotos), entretanto, a maioria dos pacientes não possuem sintomas e o diagnóstico é feito com raio-x de tórax e endoscopia.

O tratamento da hérnia de hiato nem sempre é cirúrgico e é feito com medidas comportamentais e dietéticas como: não fumar, evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e frituras, evitar beber álcool e bebidas gaseificadas, evitar comer e logo em seguida deitar (aguardar pelo menos 1 hora) e comer mais vezes durante o dia e em menos quantidade, essas seriam algumas das orientações. Do mesmo modo, orienta-se em determinadas situações a utilização de inibidores de bomba de prótons (IBP´s), (por ex.: omeprazol, pantoprazol e esomeprazol), porém, em alguns casos o tratamento cirúrgico que é a forma de tratamento definitiva está indicado e é feito através de cirurgia laparoscópica.

Doutor Leandro Faé

CRM – PR 36.049

Clínica Endogastro Toledo

Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte-MG

Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – Juiz de Fora-MG

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias