Na manhã de quinta-feira (4), o público que esteve no Auditório e Plenário Edílio Ferreira presenciou debates acalorados. Porém, não havia discussão legislativa ou trabalhos parlamentares marcados. O local estava ocupado por estudantes do 3° ano do Colégio Estadual Dario Velozzo. Em mais uma ação em parceria com a Escola do Legislativo, os alunos participaram de um projeto interdisciplinar do componente curricular de Língua Portuguesa, com o tema ???Cotas Raciais e Sociais: Um Debate Necessário???.

A Câmara de Toledo cedeu o espaço do Plenário para a atividade. Os alunos dividiram-se em grupos e defenderam posições ??? contrárias e favoráveis ??? sobre o tema. A professora Lilian Aparecida Martin mediou a discussão. O diretor Euclides Freese e professores do Dario Vellozo compuseram o corpo de jurados. Os avaliadores escolheram um time vencedor para cada confronto. A realização do debate no ambiente do Poder Legislativo é uma forma de exercitar os valores democráticos e o envolvimento nas discussões políticas que impactam toda a sociedade.
Na preparação para o debate, pesquisas foram feitas e os alunos chegaram à Câmara aptos ao confronto simulado. Segundo a professora Lilian Martin, a atividade pedagógica foi utilizada como ferramenta de fixação de conteúdo. ???O objetivo é promover o protagonismo dos estudantes, para que eles demonstrem, na prática, a aprendizagem de anos de escolaridade, não só do 3° ano. Aprenderam argumento, tese e contra-argumento. Enfim, aprenderam os conteúdos de forma eficaz???, disse.

A mediadora reforçou a posição institucional de apoio às políticas sociais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Antes da atividade, a leitura de uma nota reiterou que os discursos utilizados se enquadram no chamado role play ??? uma técnica de simulação de eventos reais. Ou seja, os posicionamentos defendidos não necessariamente refletiam o pensamento de cada aluno ou da instituição de ensino.
S.O.S Lavadoras: manutenção rápida lavadora ou geladeira
Preços acessíveis. Orçamento fácil pelo WhatsApp.
S.O.S Lavadoras
Sicredi: Soluções Personalizadas para Seu Negócio
Atenda suas demandas empresariais com o Sicredi. Encontre a agência ma...
Sicredi
FAG Toledo: Descontos Progressivos em Cursos Superiores
Garanta até 50% de desconto nas mensalidades e condições exclusivas.
FAG Toledo
Faculdade Donaduzzi amplia pós-graduação com 6 novos cursos
Prepare-se para o mercado em um ambiente moderno e acolhedor. Conheça ...
Biopark Educação
Sua Solução de Compras: Shopping China
Mais de 210 mil itens das melhores marcas com qualidade garantida. Apr...
Shopping China
Shopping 1,99: Presentes de Páscoa cheios de carinho
Cestas, lembranças e opções especiais para surpreender quem você ama. ...
Shopping 1,99O evento enfatiza o chamado da Câmara de Toledo à participação popular, de acordo com a professora. ???Eu adorei participar no espaço público, do povo, democrático. A gente precisa internalizar que esse espaço também é nosso. Quando a gente faz o uso dele, se demonstra para a população que as pessoas que a gente elege para nos defender, para nos representar, estão aqui. Nós podemos visitar e exigir a confiança depositada. Eu percebi que os alunos adoraram. Mais gente deveria vir aqui: mais escolas, outros ???terceiros???, outros ???nonos???, qualquer etapa do Ensino Fundamental a Superior. [?? importante] para que a gente coloque para a sociedade como é importante o sistema educacional, público e de qualidade???, afirmou Lilian Martin.

No mesmo local que os vereadores discutem as políticas públicas, os estudantes foram estimulados a exercitar o pensamento crítico. Além da exposição de dados e citações, as discussões refletiram o respeito pelas opiniões divergentes e a participação cidadã ??? valores essenciais em uma democracia.