A noite deste sábado (6) foi de muita emoção para 33 estudantes da rede estadual de ensino que retornaram após quase seis meses de intercâmbio na Austrália e se reencontraram com pais e familiares no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais ??? outros 13 também desembarcaram em Foz do Iguaçu. Eles integram o grupo mais recente de intercambistas da edição 2024 do programa Ganhando o Mundo que estão regressando ao Paraná trazendo diversas experiências de vida na bagagem.
nnOs alunos tiveram a oportunidade de estudar, durante os últimos meses, em um curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, além de aprimorar o estudo da língua inglesa e conhecer uma nova cultura. O desembarque encerra com sucesso a jornada internacional de aprendizagem dos adolescentes, que foram selecionados entre mais de 12 mil candidatos em 2023. Os primeiros 54 intercambistas que foram para a Austrália desembarcaram em Curitiba no final de junho.
Maestro Thermas Park Hotel: férias de julho em até 10x
Garanta 3 noites com pensão completa e transporte incluso. Vagas limitadas!
Top Jeans: moda inverno a partir de R$ 29,99
Aproveite jeans do 34 ao 54 a partir de R$ 69,99. Parcelamento em até 3x sem jur...
Sorriso Toledo: Atualize seu cadastro sem sair de casa
Atualização digital pelo AtlasMob. Mais rapidez e comodidade para estudantes de ...
Restaurante Filezão: o maior buffet da região!
Mais de 50 opções e sobremesas cortesia em um ambiente aconchegante.
Mais
Ao todo, mil alunos foram selecionados na edição 2024, sendo 250 para a Austrália, 400 para o Canadá, 50 para a Inglaterra e 250 alunos que estão na Nova Zelândia e irão desembarcar no Estado ao longo desta semana de acordo com o chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos. ???Nesta semana fechamos a chegada dos alunos que estão na Nova Zelândia, concluindo o retorno dos 950 que embarcaram entre janeiro e fevereiro e, em agosto, os últimos 50 estudantes desta edição vão viajar para os Estados Unidos???, explicou.
nnnnDe acordo com Campos, o programa foi sendo aprimorado desde a sua criação para garantir que todos os intercambistas tenham uma experiência positiva em todos os aspectos. ???Esta já é nossa quinta edição nesse processo de articulação, gestão e cuidado com os nossos alunos. ?? muito importante que a experiência deles seja exitosa, feliz, que promova a aprendizagem, então tanto a equipe da Seed quanto as equipes e parceiros internacionais que acompanham os adolescentes trabalham em sinergia para que isso ocorra???, acrescentou o chefe do Departamento de Intercâmbios.
Seu filho esta pronto para o futuro?
Vagas limitadas para contraturno em Toledo. Aprendizagem, criatividade...
Centro de Desenvolvimento Posso Mais
Nio Fibra: 1 Giga de internet com 50% de desconto em Toledo
Oferta exclusiva: 1 Giga, Wi-Fi 6 e Globoplay por 12 meses por apenas ...
Nio Fibra Toledo
George Company Terraplanagem: eficiência e segurança na obra
Orçamento rápido e serviço adaptado ao seu projeto. Qualidade e cumpri...
George Company Terraplanagem
Hospital de Olhos de Toledo: estrutura moderna e tecnologia avançada
Diagnóstico precoce evita até 80% dos problemas de visão. Agende consu...
Hospital de Olhos de Toledo
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Multi Coisas do Real: preços que cabem no seu bolso todos os dias
Ofertas especiais e parcelamento sem juros acima de R$ 300. Clique e c...
Multi Coisas do RealExperiência de vida
Emocionada pelo reencontro com a família, Maria Luiza Almeida, de 16 anos, está ansiosa para reencontrar também os colegas e amigos de Turvo, na região Central do Paraná, e compartilhar com eles as experiências vividas na Austrália. ???Eu estava muito nervosa no começo por causa da língua, mas consegui aprender bem e conheci muitas pessoas novas, vivi hábitos e experimentei comidas diferentes. Não vejo a hora de chegar na escola e contar tudo o que aconteceu para incentivar outras pessoas a se esforçarem para conseguir também???, contou.
nnnnPara Marcos Vinícius Bragança, 17, de Abatiá, no Norte Pioneiro, o intercâmbio para a Austrália despertou nele a vontade de se dedicar ainda mais aos estudos e a futuras viagens internacionais. ???Foi mágico, uma coisa incrível. Eu tive contato com animais, lugares, pessoas, comidas e coisas que eu nunca teria no Brasil e isso me deu mais vontade de estudar, correr atrás do que eu quero, que é conhecer lugares diferentes, ainda mais agora que eu consigo entender e conversar melhor em inglês???, disse.
nnTambém do Norte Pioneiro, mas de Santo Antônio da Platina, Maria Eduarda da Silva, 16, valorizou o amplo conhecimento cultural e linguístico obtido em apenas meio ano. ???Lidar com uma língua nova é difícil no começo, mas as pessoas foram muito gentis e foi uma experiência incrível, de muito conhecimento. ?? uma experiência cultural que com certeza mudou muito a minha vida???, revelou.
nnPriscila de Fátima, 16, de Inácio Martins, na região Centro-Sul, demonstrou gratidão pela oportunidade de participar do Ganhando o Mundo. ???Foi uma experiência incrível que eu nunca pensei que fosse viver, de estar em um país tão distante e com outra cultura por tanto tempo. Eu agradeço por ter vivido esse aprendizado que me fez voltar uma pessoa completamente diferente???, afirmou. ???Espero compartilhar o que eu vivi lá aqui e quem sabe um dia eu poder voltar ou trazer alguns amigos que eu fiz lá para me visitar???, completou Priscila.
nnPrograma
Criado em 2019 pelo Governo do Estado como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.
nnDepois dos estudantes, 96 professores e pedagogos cursistas e formadores do programa de educação continuada ???Formadores em Ação??? também foram contemplados pela iniciativa com a criação da modalidade Ganhando o Mundo Professores com intercâmbios para o Canadá e Finlândia. Ainda neste ano, será a vez de 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto.
nnNa última semana, a Seed divulgou mais uma convocação para o Ganhando o Mundo 2025. A chamada complementar contempla mais de 50 nomes selecionados entre 12 mil candidatos, nesta que é a maior edição do programa até agora. Os alunos vão embarcar para a Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
nnNo mesmo dia, a Seed também divulgou a segunda chamada complementar para a primeira edição do programa Ganhando o Mundo Agrícola, voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio da rede estadual de ensino. O destino é Iowa, nos Estados Unidos, reconhecido mundialmente pela tecnologia agrícola.