O Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciou o Período de Planejamento e Desenvolvimento Profissional 2026/1 com a realização do evento Letramento em Extensão Universitária, marcando oficialmente a abertura das atividades institucionais do semestre. A programação reuniu servidores e gestores em um dia dedicado à reflexão, ao diálogo e ao fortalecimento das ações extensionistas no campus.
O evento contou com a presença da Diretoria de Extensão da UTFPR, reforçando a importância estratégica da extensão universitária como eixo indissociável do ensino e da pesquisa. Ao longo da programação, foram debatidos temas como ética, linguagem, institucionalização da extensão e os desafios contemporâneos da relação entre universidade e sociedade.
Bloquinho Uma Só Família
Participe do carnaval em Toledo com a Prati-Donaduzzi! Venha se divertir!
Ganhe saúde e desconto na Champs Fit hoje
Só 21 vagas: desconto, 1ª avaliação grátis e matrícula na Academia Champs Fit
Vai perder as melhores ofertas do Carnaval?
LG Importados espera por você com descontos exclusivos neste feriado!
Síndrome de Irlen: entenda agora
Descubra como a Ótica Globo pode ajudar a melhorar sua visão.
Mais
A programação da manhã teve início com uma envolvente abertura musical dos acadêmicos Maria Fernanda de Bastiani e André Zambroni Riedel, acompanhada pela exposição de telas do projeto "Fazendo Arte com a UTFPR – Ateliê Traços e Cores", sob coordenação da professora Rosangela Botinha Assumpção. O evento seguiu com uma mesa-redonda mediada pela professora Stella Maris Schmall da Cruz, diretora de Extensão da UTFPR, que reuniu como debatedores a professora Fabiana Regina Veloso, pró-reitora de Extensão da Unioeste, a professora Adriana Maria Meneghetti, diretora-geral do Campus Santa Helena, o professor Renato Francisco Merli, do Campus Toledo, a acadêmica de Engenharia da Computação, Luci Pastorio, e a Jornalista Edna Nunes, fundadora da Embaixada Solidária de Toledo.
À tarde, as atividades seguiram com a apresentação do Espaço da Usina do Conhecimento, mostrando o contexto, os avanços e os desafios do museu de ciência do campus, conduzida pelo professor Rodolfo Eduardo Vertuan e pelos técnicos administrativos Danielle Camargo e Heitor Augusto Adams Habb. O encerramento do evento foi marcado por um momento de debate sobre a nova Instrução Normativa da Extensão, com participação do professor Ricardo Zara e da professora Stella Maris Schmall da Cruz.
Para a servidora técnico-administrativa Edna Marta Pelosi, responsável pelo Departamento de Extensão do Campus Toledo, o evento simbolizou um momento importante de alinhamento institucional e projeção de futuro. Segundo ela, o dia foi dedicado a aprofundar discussões fundamentais para a consolidação da extensão universitária no campus. “Neste dia dedicado à extensão, mergulhamos no Letramento em Extensão, guiados pela experiência de especialistas que vivem a área no dia a dia. Aprofundamos debates essenciais sobre ética, linguagem e institucionalização, além de apresentar os resultados e projetar os novos passos da Usina do Conhecimento. Encerramos o dia com grandes desafios, mas com a certeza de que a conexão entre universidade e sociedade nunca esteve tão forte”, destacou.
A atividade reforça o compromisso da UTFPR Toledo com a formação integral dos estudantes, a valorização da extensão universitária e o fortalecimento do diálogo com a comunidade, alinhando planejamento institucional, desenvolvimento profissional e impacto social.