O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo realizou na tarde desta segunda-feira (24) a entrega simbólica das passagens às professoras selecionadas com bolsa de estudos para um intercâmbio no exterior via o Programa Estadual Ganhando o Mundo. Das sete bolsas para o Núcleo Regional de Toledo, seis são para o Canadá e uma para a Finlândia. A entrega dos certificados e passagens aconteceu no Anfiteatro Moacir Galante, anexo ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen).
O vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, e a secretária municipal da Educação, Marli Gonçalves Costa, acompanharam a cerimônia, juntamente com o Chefe do NRE, José Carlos Pereira, e outras autoridades regionais.
Expresso Nordeste: conforto exclusivo na rota Toledo-SP
Viaje Leito Cama com poltronas reclináveis e compre fácil no WhatsApp ...
Expresso Nordeste
Adega do Lago: Leve 3 vinhos Latitud 33 e pague só 2
Só até 30/06/2026: 3 garrafas por R$119,80. Aproveite o preço especial...
Adega do Lago
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produto...
Tenda Celulares
Sorriso Toledo: Atualize seu cadastro sem sair de casa
Atualização digital pelo AtlasMob. Mais rapidez e comodidade para estu...
Sorriso Toledo
AF Turismo leva você ao Grenal com tudo incluso
Pacote com transporte, hotel, café da manhã e ingresso. Parcelamento s...
AF Turismo
FAG Toledo: Descontos Progressivos em Cursos Superiores
Garanta até 50% de desconto nas mensalidades e condições exclusivas.
FAG ToledoGanhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.
Todos os candidatos que cumpriram o cronograma estabelecido no Edital n.º 01/2023 ??? GS/Seed e consequentemente selecionados dentro dos critérios estabelecidos participarão no curso em instituição de ensino no exterior, tendo como destinos: Finlândia e Canadá, onde passarão por uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior.
Os professores escolhidos participaram do programa Formadores em Ação, da Seed, como cursista em 2022 ou como professor formador suprido para atuar em 2023. Ao todo, são 96 vagas, destas, 63 são para professor ou pedagogo formador e 33 são para professor ou pedagogo cursista.
Na instituição de ensino no exterior, os cursos ofertados tratam de temas como Gestão de Sala de Aula, Metodologias Ativas, Currículo por Habilidades e Competências, Orientação Pedagógica, O Sistema Educacional Local, Avaliação de Aprendizagem, Educação Inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país.
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Alfa Agência Local: mídia indoor estratégica em Toledo
Alcance o público certo com TVs em locais de grande circulação. Gestão completa ...
Combate Diniz Móveis e Eletro: sua casa pronta para a Copa
Estofados a partir de R$ 159,90 mensais e televisores a partir de R$179,90 mensa...
Central Pizza: Pizza gigante de 60cm para até 9 pessoas
Por R$159 ou R$150 na retirada. Peça já e garanta praticidade e economia!
Mais
Durante esse período, os professores e pedagogos produzirão projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática (na escola e no grupo de estudos Formadores em Ação) após o retorno ao Brasil.
Pelo NRE de Toledo foram selecionadas as professoras: Andreia Jaqueline, Carmen Frantz Kliemann, Eliane Souza dos Reis Hipólito, Márcia Vorpagel Serschön, Tatiane Staub e Camila Alves. Sendo que a professora Carmen é de Novo Sarandi e a professora Eliane leciona no Premen.
O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt elogiou a iniciativa do Governo do Estado e disse estar feliz com o andamento das ações. ???O intercâmbio é muito bom para a troca de experiências. Conhecer outros países, interagir e trazer novos conhecimentos, isso é tudo fantástico, parabéns às contempladas e aos idealizadores do projeto???, exaltou Ademar.
A secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, reforçou as palavras do vice-prefeito e comentou sobre alguns programas realizados pelo município. ???Sempre fazemos o possível para que nossos professores tenham a melhor estrutura e condições disponíveis para realizar seu trabalho. Então, meus parabéns aos professores que terão essa magnífica oportunidade de participar deste programa???, frisou Marli.
Conforme a fala do secretário da educação do Paraná, Roni Miranda, o objetivo é que "nesse intercâmbio, os professores conheçam novos currículos e metodologias de ensino que agregarão à educação do Paraná, porque esses professores retornarão e contribuirão com seus colegas, trazendo todo esse aprendizado e sendo grandes multiplicadores de conhecimento".
Os cursos serão ministrados em português no Canadá e em inglês na Finlândia. São 24 vagas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada.
Após concluir o período de formação no exterior, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria on-line com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio.