A Biblioteca Pública do Paraná foi palco, nesta quarta-feira (18), de uma cerimônia marcada por emoção e memória literária: a entrega à família de materiais do escritor Paulo Leminski que permaneceram desaparecidos por mais de quatro décadas. O conteúdo foi entregue às filhas do poeta, Aurea e Estrela Leminski, no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná.
Os documentos, esquecidos pelo autor durante um voo entre Curitiba e São Paulo, em 1982, foram encontrados na época pelo então gerente da Varig, Ernani Edson de Paula. Sem saber da relevância histórica do conteúdo, ele guardou os escritos por 44 anos. A história veio à tona recentemente, quando sua filha, Caroline de Paula, identificou o material e buscou apoio do jornalista Célio Martins, que auxiliou na verificação da autenticidade junto à família do poeta.
Os textos encontrados são exercícios literários de Leminski, como esboços, rascunhos, estudos, alguns manuscritos e outros datilografados, com anotações. Entre os itens estão poemas, anotações e a tradução para o inglês de uma música de Gilberto Gil, “Esotérico”, além do cartão de embarque, que ficou no meio dos escritos.
“Após 44 anos e com auxílio de minha filha Caroline, faço a entrega hoje dos escritos do poeta Paulo Leminski aos familiares. O envelope foi deixado a bordo da aeronave, após o desembarque dos passageiros. Leminski desembarcou às pressas, quando o chefe de equipe localizou o envelope fazendo chegar às minhas mãos, e assim encaminhado ao setor de Achados e Perdidos”, contou Ernani Edson de Paula.
Audio Car: modernize seu carro com multimídia e alto-falantes
Mais tecnologia e qualidade sonora no seu veículo com praticidade e conectividad...
Tolemalhas: Unifomes de qualidade para sua empresa
Garanta conforto e identidade visual para sua empresa. Solicite orçamento no Wha...
São Jorge Locadora de Máquinas: Alugue caminhões guindaste e Munck
Frota própria e equipamentos para grandes operações. Solicite seu orçamento pelo...
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopark
Mais
"Após várias tentativas de devolução sem sucesso foi encaminhado para a gerência do aeroporto, e ficou entre meus materiais que guardei depois da minha aposentadoria. Guardei e pensei: algum dia entrego a quem é de direito. Felizmente, missão cumprida", disse.
O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, ressaltou a importância deste fato. “Estamos diante de um acontecimento, pelo valor histórico de reunir textos de um dos poetas mais importantes do Brasil", afirmou o diretor. Ele relembrou que Leminski era um frequentador assíduo da instituição. “Com muita alegria recebemos este evento, é como se ele estivesse voltado para a casa”.
Graduação em Biomedicina, Pedagogia, Agronomia e Podologia
Apenas uma aula presencial por semana na Unopar Anhanguera de Toledo
Unopar Anhanguera
Bompel Indústria de Calçados está com vagas abertas em Toledo
Inscreva-se já no site e faça parte da maior exportadora do setor.
Bompel Indústria de Calçados
Móveis Planejados para 5 ambientes a partir de R$ 19.800
Parcelamento em até 18x. Conheça a Positano Móveis Planejados de Toled...
Positano Móveis Planejados
Lotérica Panorama: aposte online com confiança e tradição
Faça sua aposta rápida e segura nos maiores bolões da região. Loja on-...
Lotérica Panorama
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Sicredi: 45 anos impulsionando seu progresso financeiro
Aproveite atendimento próximo e soluções financeiras simples. Garanta ...
Sicredi“Essa pasta chega até nós 44 anos depois de ter sido esquecida, exatamente o mesmo tempo que meu pai viveu. É muito especial ver o quanto esse material desperta curiosidade e interesse nas pessoas. Isso só reforça que a obra dele continua viva, atravessando o tempo e criando novas conexões. Esse gesto tão atencioso e generoso do Ernani, junto com todos que fizeram esse material chegar até as nossas mãos, mostra um cuidado com a memória e com a cultura e nos emociona profundamente”, disse Aurea Leminski, filha do escritor.
Os itens encontrados compõem uma mostra gratuita em cartaz na Biblioteca Pública do Paraná, que segue aberta à visitação do público até o fim de março.
Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba - PR
(41) 3221-4900
bpp.pr.gov.br
@bibliotecapr