Atividades para todas as idades preencheram o final de semana na Embaixada Solidária de Toledo. As atividades gratuitas e abertas a toda comunidade foram compostas por oficinas culturais diversas, festa popular, culinária e muita partilha de experiências e culturas entre um público plural composto por brasileiros e migrantes de diversas nacionalidades.
Graffiti e Cinema
As crianças das famílias atendidas pela Embaixada Solidária receberam uma oficina gratuita de Graffiti na última sexta-feira (21). A Arte urbana que é presente como expressão artística e cultural nos muros e nos principais pontos da cidade de Toledo, também enfeita e alegra as paredes da sede da Embaixada Solidária. O artista Tiago Brandão conduziu a oficina, onde os participantes puderam interagir com os sprays, entender um pouco das diversas aplicações e brincar com as cores. O painel construído de forma coletiva foi finalizado durante o fim de semana.

Ainda na sexta-feira (21) a Semana do Migrante recebeu o Cineclube Céu Aberto, para exibição de dois curtas metragens nacionais que fazem relação com o tema de fluxo migratório, com debates posterior sobre as obras audiovisuais apresentadas. As exibições foram gratuitas e participaram da sessão brasileiros e migrantes.

A Semana do Migrante ainda deve receber de forma oficial o painel de graffiti feito pelo artista e parceiro de longa data da instituição, Isaac Souza de Jesus. A arte intitulada ???Cuidar para florescer amor???,integra uma das áreas de convivência da Sede da Embaixada Solidária de Toledo.

Arraiá do Mundo Todo: Cultura Popular Brasileira para Todos
No último sábado (22), a Semana do Migrante proporcionou uma tarde de muita cultura popular brasileira na Praça da Criança. Comidas típicas, brinquedos e muita música embalaram a tarde do sábado durante o Arraiá do Mundo Todo, que foi realizado das 15h00 às 20h00, gratuito e aberto a toda comunidade.
A programação recebeu o Bloco Casa Nóz, de Cascavel-PR, que se apresentou com repertório especial de festa junina, com muito forró pé de serra e musicas regionais. O público presente dançou e se divertiu com o coletivo musical, que se apresentou com mais de 10 músicos em sua formação.

Domingo plural com culinária cubana, colagem e skate
Domingo é o dia do típico almoço de família e na Semana do Migrante não foi diferente: Famílias Cubanas cozinharam e partilharam de sua culinária e cultura, numa festa colorida e muito animada na Embaixada Solidária. Antes do almoço a dançarina Heloisa Frasseto, fez uma performance de dança do ventre. Foram servidos pratos típicos como a salada fria, uma espécie de salada de maionese e macarrão com temperos e ingredientes a moda cubana, o arroz moros y cristianos, que faz referência a colonização espanhola do país e à miscigenação entra brancos e negros, além de saladas variadas. Uma playlist com músicas que valorizam a cultura cubana foi cuidadosamente preparada por uma das migrantes presentes, que ainda ensinou passos de salsa e casino que são danças típicas de Cuba, aos presentes. Além disso, o ambiente estava todo decorado com motivos tropicais que remetem à ilha caribenha, proporcionando uma verdadeira imersão cultural a quem prestigiou o evento.

Após o almoço a interação entre brasileiros, cubanos, venezuelanos e demais presentes seguiu em harmonia com a Oficina de Colagem ministrada pela artista cubana Isabel Gutierrez e a arquiteta e urbanista brasileira Renata Bussata através do projeto ???Do Não Lugar ao Lar" apoiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná - CAU-PR. Cerca de 25 pessoas expressaram as suas ideias e conceitos de lar, a partir do fluxo migratório, através de colagem utilizando revistas, livros e demais impressos, transformando fotos e palavras em versões únicas de suas experiências migratórias.

Houve ainda uma oficina de Skate para as crianças em parceria com a Associação Skate Clube Toledo, as crianças das famílias atendidas pela Embaixada Solidária interagiram e experimentaram a prática do skate, que agora é considerado esporte Olímpico.

Na próxima quarta-feira (26) haverá o encerramento oficial da Semana do Migrante, com a Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a oficina de saboaria. Acompanhe nas redes sociais da Embaixada Solidária Toledo.