Ganhando o Mundo: abraços e alegria marcam a volta de 25 alunos do Reino Unido

Fonte: AEN
Ganhando o Mundo: abraços e alegria marcam a volta de 25 alunos do Reino Unido
📷 Foto: AEN

A manhã desta segunda-feira (1º) foi de emoção para 25 alunos da rede estadual de ensino, intercambistas do programa Ganhando o Mundo e seus familiares. Os estudantes, que passaram o último semestre no Reino Unido, chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, pouco antes do meio-dia e foram recepcionados pelos pais, irmãos e amigos, alguns vindos do Noroeste do Paraná, para dar o primeiro abraço depois de seis meses de saudade.

O grupo integra os 2 mil estudantes que participam desta edição do Ganhando o Mundo, a maior edição desde o início do programa, em 2022. “São jovens que estão tendo a oportunidade de se desenvolver conhecendo outros países, aprender novas culturas e voltar para casa com uma experiência que vai ajudá-los em vários aspectos da vida", diz o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. "É muito gratificante ver a evolução de cada um durante esse processo”, comenta.

Tatiana dos Santos Moura, mãe da Gabrielly (17), veio com o marido e o filho de Sarandi, no Noroeste, para buscar a filha e não via a hora de reencontrá-la. “Tem gente que fala: nossa, passou rápido. Mas pra mim, que sou mãe, não passou rápido, não. A gente conta cada minuto, cada segundo”, afirma. A mãe conta, emocionada, que fazer o intercâmbio era o sonho da filha, e mesmo com o coração apertado, ela precisou lidar com a saudade.

“No começo foi bem difícil, porque nunca fiquei longe, mas foi uma experiência muito boa para o crescimento dela. Hoje vemos que a Gabrielly mudou muito para melhor. Principalmente para ser independente, lá ela precisava cuidar do horário da aula, preparar algumas das próprias refeições, isso é muito legal. Espero que mais alunos tenham essa oportunidade que a minha filha teve”, conta.

Para Gabrielly, a experiência foi realmente transformadora. Ela conta que voltou com novos interesses e, mesmo com saudade, continuaria por mais um tempo no Reino Unido. “Foi uma experiência incrível, nunca vou esquecer! Eu aprendi a ser mais paciente, comunicativa, apreciar a arte, pretendo inclusive participar de aulas de teatro e outras áreas da cultura. Estou muito feliz em rever a minha família, mas, mesmo com a saudade, eu ficaria mais um pouco lá”, diz a estudante.

Saudades de casa

Para a intercambista Sara Lúcia Oliveira Silva (16), de Atalaia, no Noroeste do Estado, a saudade foi imensa. “Estou muito feliz, tinha bastante saudade da minha família, dos meus amigos, da minha casa, dos costumes, da cultura, de tudo aqui. A experiência foi muito boa, tive momentos muito especiais que eu vou guardar para sempre, mas eu estou bem feliz em voltar”, conta, emocionada após abraçar os pais.

A mãe de Sara, Cristiane Andréa Oliveira, se emocionou mesmo antes da filha chegar. Cristiane conta que está ansiosa para conhecer a nova fase da filha e que ficou surpresa quando percebeu que ela realmente iria passar tanto tempo longe.

“A gente percebe que ela amadureceu muito, mas continua a mesma essência. Estamos ansiosos para conhecer essa nova fase. Ela estava extremamente focada durante a seletiva, mas percebemos que, após ser selecionada, a ficha dela só caiu uma semana antes de partir, então seguimos o processo com receio dela não querer mais ir, mas agora deu tudo certo e ela foi extremamente bem assistida durante o intercâmbio, o que nos deixou muito mais tranquilos”, explica.

Prestes a pegar a estrada para casa, Cristiane conta que a recepção de Sara já está programada. “Todo mundo da família está preparando um churrasco, porque ela está com vontade. E os amigos da escola também estão ansiosos para reencontrá-la. Está tudo organizado para receber a Sara”, completa.

Ganhando o Mundo

Neste fim de semana, outros 112 alunos já desembarcaram vindos da Irlanda, 30 no sábado e 82 no domingo, enquanto outros 29 devem chegar em Curitiba nesta segunda-feira à noite.

No total são 166 intercambistas do programa, 141 vindos da Irlanda e 25 do Reino Unido. Nesta edição, a maior da história do Ganhando o Mundo, são 2.000 intercambistas, com 1.000 vagas destinadas ao Canadá, 300 à Irlanda, 300 à Nova Zelândia, 200 ao Reino Unido e 200 à Austrália.

Com isso, o número de participantes desde 2022 chega a 4.540 jovens, com investimento acumulado superior a R$ 500 milhões. O pacote de apoio inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, emissão de passaporte e vistos, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de material didático, uniforme e documentação acadêmica. Cada estudante também recebe um auxílio mensal de R$ 800 durante o intercâmbio.

Últimas Notícias

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense
Esportes

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense

Há 39 min
Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas
Policial

Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas

Há 2h
PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava
Policial

PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava

Há 2h
Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto
Policial

Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto

Há 2h
Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo
Policial

Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo

Há 2h
Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu
Policial

Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu

Há 3h
Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos
Cotidiano

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

Há 3h
Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo
Policial

Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo

Há 3h
Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa
Variedades

Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa

Há 3h
PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo
Policial

PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo

Há 3h
Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre
Policial

Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre

Há 3h
Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção
Brasil e Mundo

Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção

Há 3h
Ver mais notícias