Governo do Estado anuncia repasse de R$ 5,94 milhões para a saúde de Toledo

Fonte: Assessoria
Governo do Estado anuncia repasse de R$ 5,94 milhões para a saúde de Toledo
📷 Foto: Divulgação

A Prefeitura de Toledo realizou nesta quinta-feira (21), no Gabinete do Prefeito, uma cerimônia para anúncio de novos recursos destinados à saúde do município. Os investimentos são provenientes de resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio de indicação do deputado federal Beto Preto, e inclui veículos e verba para custeio que somam R$ 5,94 milhões.

O pacote contempla duas vans no valor de R$ 220 mil cada, duas ambulâncias para transporte de pacientes no valor de R$ 250 mil cada, um veículo de sete lugares para deslocamento de pacientes e equipes no valor de R$ 100 mil, além de R$ 1,9 milhão para construção de um Fisiocentro porte I. Também foi anunciado o repasse de R$ 3 milhões para custeio das atividades do Hospital Bom Jesus/Hoesp.

Dos veículos novos, a unidade de sete lugares está prevista para integrar a frota da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros, que realizam atendimento a domicílio. Uma van será direcionada ao Setor de Combate a Endemias, e outra van juntamente com duas ambulâncias reforçarão a frota da Secretaria da Saúde.

Trabalho conjunto - O prefeito Mario Costenaro destacou que os investimentos se somam a outras obras e projetos em andamento na área da saúde e infraestrutura do município. Segundo ele, a gestão tem concentrado esforços na elaboração de projetos e articulação com o Governo do Estado e lideranças políticas para viabilizar novos recursos. “Ninguém faz nada sozinho. Nós temos trabalhado muito nesse um ano e cinco meses para fazer projetos e fazer as coisas acontecerem. Esse apoio dos vereadores, das lideranças e do Governo do Estado é fundamental para que os investimentos cheguem e se transformem em atendimento para a população”, afirmou.

O vice-prefeito Lucio De Marchi ressaltou que os recursos atendem demandas antigas da saúde pública e reforçam a estrutura de atendimento do município. Ele observou que o novo centro de fisioterapia e os veículos ampliam a capacidade de suporte às equipes e aos pacientes. “São recursos e veículos aguardados há bastante tempo e que vêm melhorar muito o sistema de saúde. Quando vemos investimentos no Hospital Bom Jesus, no fisiocentro e na renovação da frota, sabemos que isso chega diretamente ao atendimento da população”, comentou.

Representando a Sesa, o diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti, afirmou que os recursos representam reconhecimento ao planejamento desenvolvido pelo município e à capacidade de execução das ações. Conforme ele, Toledo tem apresentado resultados que fortalecem a confiança do Estado em novos investimentos. “Os deputados e o Governo do Estado reconhecem o trabalho que está sendo feito aqui e percebem que Toledo é um local onde os recursos se transformam em ações concretas para a população. Isso mostra a força do planejamento e do trabalho coletivo”, pontuou.

O vereador líder de governo, Professor Oseias, avaliou que os anúncios representam avanço na estrutura da saúde pública e no suporte ao Hospital Bom Jesus. De acordo com ele, os investimentos atendem às necessidades apontadas pela população e fortalecem serviços essenciais do município. “A população cobra saúde e cobra estrutura. Hoje estamos vendo investimentos importantes chegando para o hospital, para a fisioterapia e para as equipes que atuam nos bairros. Isso precisa ser reconhecido porque impacta diretamente quem mais precisa”, declarou.

Alta demanda

A secretária municipal da Saúde, Adriane Monteiro, explicou que os veículos irão atender diferentes setores da rede municipal e contribuir para renovação da frota utilizada diariamente no transporte de pacientes e equipes. Ela também destacou a importância do novo fisiocentro para ampliação dos atendimentos de reabilitação. “As ambulâncias e os veículos são essenciais porque a demanda é muito alta e precisamos garantir segurança e estrutura para pacientes e motoristas. O centro de fisioterapia vai ampliar nossa capacidade de atendimento e ajudar na redução da fila existente hoje”, relatou.

O coordenador regional Derli Donin enfatizou que os recursos são resultado da articulação política construída entre município, Governo do Estado e lideranças regionais. Segundo ele, o município vive um período de ampliação de investimentos em diversas áreas. “Toledo está vivendo um momento importante de transformação. Esses recursos mostram que o município tem planejamento, projetos e credibilidade para buscar investimentos que atendam desde as grandes obras até as demandas básicas da população”, salientou.

Também participaram da solenidade representantes do conselho da Hoesp/Hospital Bom Jesus, além dos vereadores Chumbinho Silva, Jairo Cerbarro e Ricardo Santos. Secretários municipais e servidores também marcaram presença.

Últimas Notícias

Trump diz que não há acordo porque o Irã é "forte" e "orgulhoso"
Brasil e Mundo

Trump diz que não há acordo porque o Irã é "forte" e "orgulhoso"

Há 7h
Promessa de Haaland ao Real Madrid gera reação e ameaça de processo
Esportes

Promessa de Haaland ao Real Madrid gera reação e ameaça de processo

Há 7h
Bolsonaro apresenta soluços 'acima da média', mostra relatório médico
Cotidiano

Bolsonaro apresenta soluços 'acima da média', mostra relatório médico

Há 7h
Clubes de protagonismo incentivam autonomia e criatividade de alunos na rede estadual
Variedades

Clubes de protagonismo incentivam autonomia e criatividade de alunos na rede estadual

Há 7h
O olhar que transforma: a vocação de Mateus e a misericórdia de Deus
Cotidiano

O olhar que transforma: a vocação de Mateus e a misericórdia de Deus

Há 11h
Motorista perde controle ao estacionar e carro invade escritório no Centro de Toledo
Policial

Motorista perde controle ao estacionar e carro invade escritório no Centro de Toledo

Há 13h
Motorista embriagado perde controle e bate em mureta de rotatória na Avenida Maripá
Policial

Motorista embriagado perde controle e bate em mureta de rotatória na Avenida Maripá

Há 16h
Carro capota na Ponte do Rio São Francisco, entre Toledo e Ouro Verde do Oeste
Policial

Carro capota na Ponte do Rio São Francisco, entre Toledo e Ouro Verde do Oeste

Há 16h
Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa
Esportes

Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa

Ontem
Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel
Policial

Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel

Ontem
Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo
Variedades

Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo

Ontem
Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa
Esportes

Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa

Ontem
Ver mais notícias