O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), iniciou oficialmente nesta sexta-feira (08), em Pontal do Paraná, a 18ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO), com mais de 2,4 mil participantes. As atividades vão até 12 de novembro.
As séries ouro e prata serão disputadas em Guaratuba e Pontal do Paraná, respectivamente. São 822 equipes nas modalidades de basquetebol relógio, peteca, handebol zona, vôlei câmbio, vôlei no escuro, vôlei de praia, tênis de mesa, dominó, dama e xadrez.
FAG Toledo: Descontos Progressivos em Cursos Superiores
Garanta até 50% de desconto nas mensalidades e condições exclusivas.
FAG Toledo
Shopping 1,99: Complete seu álbum e troque figurinhas
Encontre quem precisa das suas figurinhas e termine seu álbum em um en...
Shopping 1,99
Pensou em consórcio? Fale com Edemir Baierle do Consórcio Araucária
Conquiste seu carro com atendimento próximo e transparente. Transforme...
Consórcio Araucária
Conheça o Residencial Carmel da Prati Empreendimentos
Home Club com lazer completo e localização valorizada, próximo ao Lago...
Prati Empreendimentos
Odonto San: Lentes de contato dental e facetas de resina em 12x
Aproveite condições facilitadas e garanta seu tratamento estético
Odonto San
Serallê Calçados: 30% off e preços a partir de R$79,90
Semana da Moda: ofertas especiais para toda família. Marcas top e parc...
Serallê CalçadosA secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, declarou desejar que as pessoas do Paraná tenham muitos anos de vida de qualidade. "Com respeito, dignidade, reconhecimento, construímos políticas públicas alinhadas aos interesses das pessoas idosas e lutando para que seus direitos sejam devidamente levados em conta.", destacou.
"Os jogos servem, também, para celebrarmos esses avanços, bem como permite aos participantes confraternizar com os amigos, estimular a atividade física, possibilitando assim melhor qualidade de vida", completou Leandre.
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produtos lacrados...
Veritá Saudável: comida prática sem glúten e sem leite
Atendimento no local ou por delivery. Peça congelados ou prontos para consumo.
Vagas abertas para Motorista Carreteiro
Junte-se à Transportadora Nova Santa Rosa! Envie seu currículo pelo WhatsApp.
São Jorge Locadora de Máquinas
Empilhadeiras elétricas à pronta entrega e suporte garantido para otimizar seu e...
Mais
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, ressaltou a importância da competição para a população idosa. ???Ao potencializar cada edição dos JIIDO, o Estado incentiva a prática da atividade física para aqueles que merecem nossa atenção e respeito???, afirmou.
Série Prata
Realizada em Pontal do Paraná, a etapa deve atender, aproximadamente 35 municípios, mais de 900 pessoas idosas e 103 profissionais. O prefeito da cidade, Rudão Gimenes, enalteceu o crescimento do evento. "Eu que venho acompanhando durante esses últimos anos a evolução dos jogos, vejo a integração da terceira idade do Estado do Paraná aumentar", acrescentou.
Elizete Maria, de Itaipulândia, comentou que é multiatleta. "O que me pedirem para jogar, eu jogo, mas a minha modalidade mesmo é a de areia, no vôlei câmbio. Nós treinamos por lá, com os vôlei, temos a hidroginástica também. Esporte é vitalidade, me ajuda muito no dia a dia", complementou.
Série Ouro
Realizada em Guaratuba, esta etapa recebe, aproximadamente, 40 municípios, mais de 1.300 pessoas idosas e 130 profissionais. O prefeito do município, Roberto Justus, falou do sentimento em receber essa fase final da série ouro por lá.
"Esse, sem dúvida, é o maior evento de esporte para as pessoas idosas do Brasil. Muitos atletas visitam a nossa cidade, fazendo questão de que essa etapa final aconteça aqui na praia, movimentando o nosso comércio, enfim, dando muita honra e muito orgulho para toda a nossa gente", ressaltou.
Maria Doraci, a Dora, de Cornélio Procópio, comentou que mesmo a viagem longa não impediu a animação do grupo. "Muita animação, muita vontade, acreditando que a gente pode dar o melhor de cada um e sair vencedor. Nós somos uma equipe de garra, que luta e que quer medalha, troféu, Nós queremos vencer!", contou.
Seu Lorival, de Goioerê, afirmou que a delegação veio pra ganhar. "O nosso objetivo é esse. A viagem foi tranquila, todos chegamos bem. Todas as vezes que os jogos acontecem, a gente está presente. Nosso hobby é o esporte", afirmou.
Ação
A diretoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, da Semipi, está em Guaratuba, com o espaço "Paraná Amigo da Pessoa Idosa". Lá os participantes encontram algumas ações, como a Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa; "Conselhos para a juventude", numa forma de conectar gerações; distribuição de materiais orientativos, do Estatuto da Pessoa Idosa e divulgação do Disque Idoso Paraná. No estande, alguns parceiros realizam outras ações, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Celepar e o Crefito.
A programação do JIIDO conta com dois bailes, que serão realizados simultaneamente na segunda-feira (11), às 20 horas. Em Guaratuba, a confraternização será no Deck/Pier (Rua XV de Novembro, 45) e, em Pontal, no Espaço AB, mesmo local da cerimônia de abertura.