Graxaim-do-Campo é resgatado no Jardim Pancera, em Toledo e devolvido à natureza


Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo

Um Graxaim-do-Campo foi resgatado na última sexta-feira, 12 de abril, dentro de uma lavanderia de uma residência no Jardim Pancera, em Toledo. O animal, que se encontrava muito assustado e arisco, foi encaminhado ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) para cuidados. O resgate foi efetuado por equipes do setor de Defesa e Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Conforme os profissionais do setor de Defesa e Proteção Animal, o Graxaim ficou assustado e por isso buscou refúgio dentro da residência.

No CAFS, o Graxaim-do-Campo passou por um exame físico completo, raio-x e exames de sangue. Após a confirmação de seu bom estado de saúde, o animal foi liberado no mesmo dia, garantindo sua reintegração ao habitat natural.

A Secretaria do Meio Ambiente de Toledo ressalta a importância de não maltratar ou abater animais silvestres que invadem residências. Em casos como este, a população deve entrar em contato com o órgão de proteção animal através do telefone (45) 9-9135-2756 para que o resgate adequado seja realizado, contribuindo assim para a conservação da fauna local.

Sobre o Graxaim-do-Campo

O Graxaim-do-Campo é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos canídeos. Ele é muito comum em boa parte da América do Sul, principalmente na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e no Sul do Brasil.

É chamado de raposa-sul-americana, pois se assemelha muito as raposas “raposas verdadeiras”, no entanto essa semelhança é apenas devido a evolução convergente, já que espécie é mais próxima de lobos e chacais.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias