Haitianos de Toledo comemoram o Dia da Bandeira e prestam homenagem ao Rio Grande do Sul

Vice-prefeito de Toledo prestigia Festa da Bandeira Haitiana, celebrando a cultura e história do povo haitiano em evento emocionante com gastronomia típica e reflexões sobre a crise humanitária.

Fonte: Assessoria
Haitianos de Toledo comemoram o Dia da Bandeira e prestam homenagem ao Rio Grande do Sul
📷 Foto: Regiane Zanutto

O vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, prestigiou, na tarde do último sábado (18), a Festa da Bandeira Haitiana, realizada pelo Mouvman Ayisyen Lib e Endepandan (MALE), Embaixada Solidária (anfitriã do evento) e Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH). Lembrada anualmente em 18 de maio, a data é celebrada por haitianos tanto em sua pátria quanto ao redor do mundo, em países que recebem migração haitiana.

Em Toledo, a festa foi uma das maiores do país, e marcada pela emoção do começo ao fim, com jovens abraçados e cobertos pela bandeira de seu país, além de canções, danças, poesias e reflexões sobre um dos mais belos países do mundo, mas que enfrenta uma das piores crises humanitárias de sua História. A gastronomia do país caribenho esteve no centro das atenções no almoço típico haitiano servido aos convidados.

Na sequência, o cerimonial pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia climático-ambiental que assola quase todos os municípios gaúchos (até aquele momento, o número de mortos estava em 155). Uma bandeira do Rio Grande do Sul foi entregue às autoridades, em respeito ao estado brasileiro que mais recebe haitianos para recomeçar suas vidas.

O fundador do Mouvman Ayisyen Lib e Endepandan, Pierre-Erick Bruny, declarou que é a primeira vez que a comunidade haitiana residente em Toledo se mobiliza para a comemoração. ???Essa data é um marco histórico de libertação do nosso país de um povo que estava profundamente oprimido, escravizado. A nossa identidade tem muito em comum com essa data. Haitianos no mundo inteiro comemoram essa festa e exaltam a nossa bandeira???, destaca. 

A fundadora da Embaixada Solidária, a jornalista Edna Nunes agradeceu à comunidade haitiana pelos dez anos de trabalho junto à instituição. ???Não existe nada mais lindo que ver jovens resguardando a sua cultura. ?? um dia histórico, que foi construído com o esforço de todos que estão aqui???, destaca.

O promotor de Justiça, José Roberto Moreira, prestigiou o evento e afirmou que o Ministério Público se mantém atento na garantia dos Direitos Humanos. ???Nosso trabalho é pautado em diminuir cada vez mais os acontecimentos marcados pelo preconceito racial, religioso, de gênero e tantos outros. O desejo é que a sociedade possa evoluir na garantia dos direitos e no respeito, de forma que todos possam viver com liberdade, dignidade e em harmonia???, pontua.

O vice-prefeito de Toledo lembrou da importante contribuição da comunidade haitiana em Toledo e no Brasil. ???Temos muito o que aprender com vocês, em especial sobre força, coragem e união. Toledo tem investido em políticas públicas que possam unificar nosso povo em uma mesma missão: a construção de uma sociedade com justiça social e respeito???, salienta Ademar, que é filho de migrantes alemães.

Os mais de mil haitianos que vivem em Toledo concluíram o evento agradecendo à comunidade brasileira e às autoridades que, nestes mais de dez anos de convívio e acolhimento, foram fundamentais para o fortalecimento da comunidade e de seus direitos. A intenção é que, juntos, brasileiros e os cidadãos de diversas nacionalidades que formam a comunidade toledana possam avançar na integração, na garantia de direitos, na convivência harmônica, e na troca de experiências.

O 18 de maio ??? O Dia da Bandeira do Haiti é uma data significativa, que carrega grande importância histórica e cultural para o povo haitiano. Exatamente neste dia, em 1803, a bandeira haitiana ??? um símbolo de orgulho, resiliência e independência ??? foi criada. 

A faixa azul simboliza a união dos cidadãos negros e mulatos, refletindo a diversidade e a união da população haitiana. A faixa vermelha representa a coragem e os sacrifícios feitos durante a luta pela independência. 

?? importante mencionar que, em 18 de maio de 1803, Jean-Jacques Dessalines, que foi o pai da independência do Haiti, rasgou ao meio a bandeira francesa no Congresso de Arcahaie, unindo as cores vermelha e azul. A nova configuração simbolizava a união entre negros e mulatos. Foi assim que nasceu a bandeira do Haiti, um fato marcante no processo de independência do país.

O Dia da Bandeira Haitiana faz memória à bravura e determinação demonstradas pelos revolucionários haitianos que lutaram contra a escravidão e a opressão. O evento na sede da Embaixada Solidária foi momento oportuno para pessoas de todas as nacionalidades honrarem o legado da cultura haitiana, que se faz presente de forma maciça em Toledo, sendo a maior comunidade de pessoas vindas do exterior residindo no município.Com Assessoria

Últimas Notícias

Homem é morto a tiros no Bairro 14 de Novembro em Cascavel
Policial

Homem é morto a tiros no Bairro 14 de Novembro em Cascavel

Há 8h
Rodada inaugural da Taça Mauro Maiorki 2026 tem 93 gols em 22 partidas
Esportes

Rodada inaugural da Taça Mauro Maiorki 2026 tem 93 gols em 22 partidas

Há 8h
Gata Jade desaparece no Jardim Coopagro/Orquídea em Toledo
Cotidiano

Gata Jade desaparece no Jardim Coopagro/Orquídea em Toledo

Há 9h
Sérvia e Suécia seguem País de Gales e rejeitam reeleição de Infantino
Esportes

Sérvia e Suécia seguem País de Gales e rejeitam reeleição de Infantino

Há 9h
Convenção do MDB homologa Marli Gonçalves Costa como candidata a deputada federal
Cotidiano

Convenção do MDB homologa Marli Gonçalves Costa como candidata a deputada federal

Há 9h
Sistema Aprova é lançado com treinamento para engenheiros e arquitetos em Toledo
Cotidiano

Sistema Aprova é lançado com treinamento para engenheiros e arquitetos em Toledo

Há 9h
Cuba volta a ficar no escuro com colapso de rede elétrica
Cotidiano

Cuba volta a ficar no escuro com colapso de rede elétrica

Há 9h
MOTO1000GP reúne milhares de fãs e agita o Autódromo de Cascavel
Esportes

MOTO1000GP reúne milhares de fãs e agita o Autódromo de Cascavel

Há 10h
Pela 1ª vez desde março, mercado reduz expectativa para Selic em 2026
Variedades

Pela 1ª vez desde março, mercado reduz expectativa para Selic em 2026

Há 10h
Petrobras descobre novo poço de gás na margem equatorial da Colômbia
Brasil e Mundo

Petrobras descobre novo poço de gás na margem equatorial da Colômbia

Há 10h
Em primeiro turno, Câmara de Toledo aprova 14 projetos na 25ª Sessão Ordinária
Cotidiano

Em primeiro turno, Câmara de Toledo aprova 14 projetos na 25ª Sessão Ordinária

Há 10h
Após oito anos de formação, Mayron Fabrício de Oliveira é ordenado padre em Toledo
Cotidiano

Após oito anos de formação, Mayron Fabrício de Oliveira é ordenado padre em Toledo

Há 10h
Ver mais notícias