Hoesp - Hospital Bom Jesus alerta sobre cuidados com as altas temperaturas


Foto: Divulgação - Hoesp - Hospital Bom Jesus
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

O verão ainda está em alta e todo cuidado é necessário, principalmente com a pele. A exposição ao sol sem a devida proteção pode resultar em queimaduras solares. “Essas queimaduras podem ser graves, com o aparecimento de bolhas. E em casos de lesões que afetam a integridade da pele facilitam a infecção bacteriana cutânea que pode se tornar mais grave, sendo necessário antibióticos potentes e muitas vezes internação hospitalar”, explicou o médico da Hoesp, Cláudio Teruo Hayashi. 

Para evitar queimaduras, é necessário o uso de filtro solar de boa qualidade, chapéu ou bonés, roupas claras e guarda-sol. É preciso ficar atento com a reaplicação do protetor solar a cada  duas horas, sendo a primeira aplicação 30 minutos antes de se expor ao sol. Fique atento também no horário com maior incidência de raios solares, entre 10h00 e 16h00. “Lembrando que expor-se ao sol rotineiramente aumenta a incidência de manchas na pele, sardas brancas e pode causar câncer de pele”, ressaltou Cláudio. 

Alguns alimentos podem ser benéficos nesse período também. “Ingerir alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, tomate, maçã, beterraba e batata doce, devido aos agentes anti-oxidantes presentes nesses alimentos e vitaminas C e A que ajudam  a reparar os danos causados às células pelos radicais livres, formados pela superexposição”, ressaltou o médico. 

Outro cuidado importante é com as micoses nesse período. Piscinas, mar, areia e excesso de suor podem ocasionar micoses na pele, unha e cabelos. O calor, umidade e baixa imunidade, fazem com que esses fungos se reproduzam e causem essa doença na pele. “Para evitá-los é necessário manter hábito de higiene, como secar-se bem após o banho, evitar andar descalço em pisos úmidos, e ainda, se possível, evitar calçados fechados em dias quentes”, enfatizou Cláudio. 

As temperaturas mais quentes exigem atenção quanto à hidratação. “Lembre-se, é importante a ingestão de líquidos, água, suco de frutas e água de coco devem ser bastante consumidos durante o dia”, finalizou.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim