Hoesp - Hospital Bom Jesus realiza as primeiras captações de órgãos para transplante do ano

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus acompanhou duas captações de órgãos para transplante em menos de 12 horas. As duas captações foram possíveis após a confirmação de morte encefálica de dois pacientes, e essas foram as duas primeiras captações de órgãos de 2026.
Foram doados os rins, córneas, os dois corações, valvas cardíacas, um fígado e um pulmão. “Tivemos um grande número de órgãos captados em um único dia, e isso significa um recorde. Além disso, a doação do pulmão é bastante rara, pois implica em inúmeros fatores que podem contraindicar a captação”, disse o coordenador da CIHDOTT, Itamar Weiwanko. A captação e transplante do pulmão também é delicada, e deve ser feita em até quatro horas.
As captações foram realizadas no domingo, 18, e os órgãos foram destinados para o Sistema Nacional de Transplante e Central de Transplante do Paraná.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Hoesp acolheu as famílias dos doadores. “Vale ressaltar que o sim destas famílias oportunizou a possibilidade de outras pessoas terem uma nova chance de vida. O gesto é importante, principalmente quando observamos a lista de espera por um transplante”, finalizou Itamar.




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido