Inmet emite alerta laranja de perigo para tempestades no Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades que inclui a região Oeste do Paraná, válido para esta quinta e sexta-feira (28 e 29). O alerta, que começou às 09h15 do dia 28 de novembro de 2024 e se estende até as 12h00 do dia 29 de novembro, leva a classificação de "perigo", o segundo nível mais grave na escala de alertas do Inmet. O nível laranja fica acima do alerta amarelo, que sinaliza perigo potencial, e abaixo do alerta vermelho, que indica grande perigo.
De acordo com o Inmet, há previsão de chuvas com volumes entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos com rajadas de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. A tempestade pode causar riscos à população, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O instituto também emitiu orientações para minimizar os riscos à população. Em caso de ventos fortes, a recomendação é evitar se abrigar sob árvores devido ao risco de queda ou descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Sempre que possível, deve-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações e emergências, a população deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A área de cobertura do alerta abrange grande parte do estado, incluindo o Litoral do Paraná e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), além das regiões Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste e Centro-Sul do Paraná.




















Procura-se: Família do distrito de Cerro da Lola em Toledo procura por cachorrinha desaparecida