Integra Unioeste reúne mais de 3 mil participantes em Toledo e anuncia Cascavel como próxima sede do evento


Foto: Divulgação - Unioeste
+74 mil
Siga o Toledo News no Insta

Nestes últimos quatro dias mais de três mil pessoas entre acadêmicos, docentes, servidores além da comunidade passaram pelos corredores do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que sediou a primeira edição do Integra Unioeste que celebrou a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Durante a cerimônia de encerramento o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, ressaltou o sucesso do evento. “Desde o início da nossa gestão existia esse sonho de fazer algo como o que está acontecendo, integrando ensino, pesquisa, extensão e ainda trouxemos a inovação. A Universidade é isso, é movimento e o que estamos vendo mostra a importância de unir a Unioeste e a comunidade”.

“Em clima de celebração e descontração, encerramos o primeiro Integra Unioeste com a sensação de dever cumprido”, afirmou o coordenador do evento, Victor Hugo Junior, destacando o sucesso da edição sediada em Toledo. Ele ainda ressaltou o empenho das equipes e o apoio da comunidade universitária que tornaram possíveis os quatro dias de atividades intensas, oficinas e apresentações culturais. “Mesmo com alguns imprevistos, conseguimos entregar uma programação completa, com muita participação e integração”, completou. O coordenador também reforçou a importância da cultura viva na universidade e o compromisso de aprimorar as próximas edições. “Cascavel será a próxima sede do Integra, e esperamos levar esse mesmo espírito de união e cooperação”, concluiu.

“Encerramos este evento com muita gratidão e orgulho por Toledo ter sediado a primeira edição do Integra Unioeste”, afirmou a diretora-geral da Unioeste, campus de Toledo, professora Patricia Sala, destacando o desafio logístico de unir diferentes campi em torno do aprendizado e da cooperação, reconhecendo o empenho de servidores, docentes, estudantes e terceirizados. “Foi um esforço coletivo que mostra a força da nossa Unioeste”, reforçou. A professora agradeceu especialmente à Prefeitura de Toledo, pela cessão de espaços e apoio às atividades. “Que esse agradecimento chegue a todas as secretarias envolvidas”, acrescentou. Por fim, desejou sucesso à equipe de Cascavel para o próximo ano.

O diretor-geral do campus de Cascavel, professor Geysler Rogis Flor Bertolini, expressou sua animação com a entrega do símbolo do próximo Integra Unioeste. “Ano que vem, se Deus quiser, estaremos em Cascavel, com os eventos: Paraná Faz Ciência, UnioXP e o Integra. Quero agradecer à Reitoria, ao professor Alexandre, que lançou o desafio, e às três pró-reitorias e à Agência de Inovação, que colocaram tudo em prática. Nosso desafio para o próximo ano é grande, mas tenho certeza de que, com o apoio de todos, vamos conseguir. Nos vemos em 2026, em Cascavel”, finaliza.

Integra em Números

No total foram apresentados no evento 639 projetos no 11º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnologia e Inovação EAICTI, 16 atividades foram desenvolvidas pela Graduação em Movimento, 28 pela Agência de Inovação e 124 projetos do Unioeste na Comunidade. Já no Seminário de Extensão (SEU) foram realizadas 353 comunicações orais, apresentados 73 posteres, 20 exposições de bancadas e 11 relatos de experiências do Projeto Rondon.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias