Integrantes da rede de proteção participam do 2º Seminário Mulheres em Foco

Fonte: Assessoria
Integrantes da rede de proteção participam do 2º Seminário Mulheres em Foco
📷 Foto: Divulgação

A sede da Escola de Administração Pública do Município de Toledo, a ???Escola de Governo???, está recebendo, desde segunda-feira (1º), as atividades da segunda edição do Seminário Mulheres em Foco. O evento, que prossegue até sexta-feira (5), é uma capacitação promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) para cerca de 100 integrantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil que fazem parte da rede de proteção voltada ao combate à violência contra o público feminino ??? mesmo foco do Agosto Lilás, campanha instituída pela Lei Estadual 19.972/2019, em torno da qual vários eventos serão promovidos no decorrer deste mês no município (confira programação completa ao fim da matéria). 

Em rápida passagem na manhã desta terça-feira (2) pela Escola de Governo, o prefeito Beto Lunitti saudou os participantes e comentou sobre a atenção dada pela sua gestão às políticas públicas para as mulheres. ???Estou aqui para reiterar nosso compromisso na construção de um município habitado por pessoas que vivam satisfeitas, com dignidade. ?? um desafio enorme, que se inicia pela proposição de ações e se viabiliza por meio de todos aqueles que integram esta rede de proteção???, comenta. ???Para ficar num exemplo, abracei a ideia da Adamop [Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná] de se criar um consórcio para termos acolhimentos institucionais para mulheres em situação de violência. Os prefeitos da área de abrangência da Amop [Associação dos Municípios do Oeste do Paraná] assumiram a tarefa e agora o projeto está sob análise das Câmaras de Vereadores da nossa região. ?? algo que precisava ser feito, pois o cuidado com as pessoas é uma das prioridades máximas dos governantes. Para termos políticas públicas permanentes o envolvimento de toda a sociedade é fundamental, pois elas decorrem de ações originadas de propósitos convergentes???, analisa.

A titular da SMDH, Jennifer Thays Chagas Teixeira, destaca a importância de se trabalhar em rede no combate à violência contra as mulheres. ???Expresso toda nossa gratidão a quem está ao nosso lado nesta luta, desde a primeira edição do seminário, no ano passado. De lá para cá, houve avanços sobre o entendimento de que esta rede é muito mais do que saúde, educação e assistência social, vistas individualmente; é a união bem coordenada de esforços de poder público e sociedade civil???, pontua a secretária, que entregou ao prefeito uma camisa do Agosto Lilás com a frase ???Violência contra a mulher não tem desculpa. Tem lei!???.

Mulheres em Foco

Várias especialistas já passaram ou ainda passarão pelo 2º Seminário Mulheres em Foco. No primeiro dia, a assistente social da SMDH, Suzamar Stéfany Jandrey Dorfschmidt, ministrou a palestra ???Conhecendo a história da Rede de Proteção às mulheres no Município de Toledo??? e equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) ??? representada pela diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Marília Borges Leite) e as coordenadoras dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social I (Cristiane Konno) e II (Claudia Padilha) ??? falou sobre ???Reestruturação do fluxo de atendimento da Rede???.

Hoje foi a vez da promotora pública Kátia Krüger falar sobre ???Direitos Humanos da Criança e da Juventude???. Em seguida, seus colegas de Ministério Público, José Roberto Moreira e José Carlos Mendes filho abordaram, respectivamente, os temas ???Direitos Humanos da Mulher, da Pessoa com Deficiência, Imigrantes e outros grupos vulnerabilizados??? e ???Direitos Humanos da Pessoa Idosa???.

Amanhã (3) a advogada Camila Milazotto Ricci abordará o tema ???Violência de Gênero na Internet e Assédio Virtual???; logo após, a investigadora da Polícia Judiciária da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul,  Karem Sabrina Matick Martinelle, falará sobre ???Crimes Virtuais e Cibernéticos???. Na quinta-feira (4) as advogadas Mayara Daielli Alves Alflen e Maisa Nodari falarão, respectivamente, sobre ???Lei da Importunação Sexual e Lei do Assédio Sexual??? e ???Lei ???X vermelho??? e Alterações na Lei Maria da Penha???.

O encerramento será com palestras ministradas por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. A técnica em enfermagem Lilian Possera e a enfermeira Sirlene Fátima da Silva Della Torre falarão sobre ???Cuidados da Saúde da Mulher ??? Fluxo de Atendimento??? e diretora da Central da Central de Especialidades, Katheli Mayumi Hino do Nascimento, ministrará o tema ???Cuidados da Saúde da Família ??? Fluxo de Atendimento???.

Programação do Agosto Lilás em Toledo

Data ??? Horário ??? Evento (Local)

1 a 5/8 ??? 8h às 12h ??? 2º Seminário Mulheres em Foco (Escola de Governo)

2, 9, 16, 23 e 30/8 ??? 8h30 às 10h30 ??? Projeto Primavera (Linha Gramado)*

2/8 ??? 15h ??? Roda de conversa (Clube de Mães Novo Sarandi)

2, 9 e 16/8 (encerramento) ??? 19h às 22h ??? Módulos do projeto ???Inspirar, Empreender e Empoderar??? (Sebrae)**

8, 15, 22 e 29/8 ??? 14h às 16h ??? Projeto ???Pequenas Conversas, Grandes Transformações??? (várias escolas municipais)

10/8 ??? 8h30 ??? Reunião ???Fortalecendo a rede de proteção??? (Central de Conselhos)

11/8 ??? 15h ??? Roda de Conversa/Lei da Importunação Sexual (Central Pack/Prati-Donaduzzi)

18/8 ??? 19h ??? Mesa-redonda alusiva aos 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha com o tema ???A rede de enfrentamento e o combate a violência contra as mulheres??? (Sede da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB], entidade que, por meio da Comissão de Estudos de Gênero, promove o evento)

Data e hora a definir ??? Roda de conversa com mulheres surdas (Apada)

Data e hora a definir ??? Roda de conversa com idosas (Centro de Revitalização da Terceira Idade [Certi] Dr. Wilson Carlos Kuhn, no Jardim Pioneiro)

* Encontro sempre às terças-feiras

** Parceria da SMDH e da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae)

Últimas Notícias

Presidente do Paraguai decreta feriado após vitória nos pênaltis sobre a Alemanha
Esportes

Presidente do Paraguai decreta feriado após vitória nos pênaltis sobre a Alemanha

Há 9h
Homem fica ferido após ser atacado pelo próprio cão em Toledo
Cotidiano

Homem fica ferido após ser atacado pelo próprio cão em Toledo

Há 9h
Como aumentar a fidelização de clientes no seu negócio
Variedades

Como aumentar a fidelização de clientes no seu negócio

Há 10h
Idoso é encontrado morto dentro de casa em Cascavel; martelo com marcas de sangue é localizado no imóvel
Policial

Idoso é encontrado morto dentro de casa em Cascavel; martelo com marcas de sangue é localizado no imóvel

Há 11h
Lula envia à Câmara projeto que amplia limite do MEI para R$ 110 mil em 2027
Brasil e Mundo

Lula envia à Câmara projeto que amplia limite do MEI para R$ 110 mil em 2027

Há 12h
Idoso de 79 anos morre após ser esfaqueado pelo enteado em São José dos Pinhais
Policial

Idoso de 79 anos morre após ser esfaqueado pelo enteado em São José dos Pinhais

Há 12h
Motociclista sofre fratura exposta após colisão na Avenida Carlos Barbosa, em Toledo
Policial

Motociclista sofre fratura exposta após colisão na Avenida Carlos Barbosa, em Toledo

Há 13h
Brasil derrota o Japão e vai às oitavas de final na Copa do Mundo 2026
Esportes

Brasil derrota o Japão e vai às oitavas de final na Copa do Mundo 2026

Há 13h
PCPR faz alerta sobre golpe do falso advogado; saiba como se proteger
Policial

PCPR faz alerta sobre golpe do falso advogado; saiba como se proteger

Há 13h
Homem em situação atual de rua é encontrado morto em banco de comércio em Marechal Cândido Rondon
Policial

Homem em situação atual de rua é encontrado morto em banco de comércio em Marechal Cândido Rondon

Há 15h
Homem é preso após mulher acionar botão do pânico no Jardim São Francisco, em Toledo
Policial

Homem é preso após mulher acionar botão do pânico no Jardim São Francisco, em Toledo

Há 16h
Drone com câmera termal ajuda Guarda Municipal a localizar foragido escondido em Guaíra
Policial

Drone com câmera termal ajuda Guarda Municipal a localizar foragido escondido em Guaíra

Há 16h
Ver mais notícias