Lei que institui o Dia do Empreendedorismo Feminino é sancionada em Toledo

Fonte: Assessoria
Lei que institui o Dia do Empreendedorismo Feminino é sancionada em Toledo
📷 Foto: Divulgação

Com o intuito de promover ações em prol da autonomia das mulheres, a Câmara de Vereadores aprovou e o Governo Municipal sancionou, na noite desta quarta-feira (30), a Lei Nº 2.522/2022 instituindo o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data é celebrada internacionalmente desde 2014, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 19 de novembro como o Dia do Empreendedorismo Feminino, em função da importância deste para a diminuição das desigualdades, a valorização da diversidade e a contribuição para a economia.

No âmbito municipal, a data será celebrada e constará no calendário oficial de eventos, tais como encontros, palestras, feiras, oficinas e demais ações para divulgar, fortalecer e incentivar as mulheres empreendedoras. O ato reuniu diversas lideranças, a maioria mulheres, no Auditório Acary de Oliveira.

Em Toledo, as mulheres representam 54% da população. O dado foi apresentado pela secretária de Políticas para a Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Jennifer Teixeira. ???Somos uma força motriz da sociedade e um grupo capaz de transformar a vida de todo o mundo para melhor. Mas para isso, precisamos de empoderamento, conhecimento e principalmente a oportunidade???. Jennifer ainda agradeceu aos servidores e servidoras da SMDH que, segundo ela, não medem esforços para ofertar políticas públicas de qualidade, e também aos vereadores e vereadoras pelo entendimento e aprovação de leis essenciais, como a que foi sancionada na data, e a própria criação da SMDH, que permitiu o desenvolvimento de ações importantes como Programa Mulher Empreendedora. 

Uma das referências da nova regulamentação é a busca pela promoção da  liderança feminina e a visibilidade das mulheres que gerenciam negócios, algo que, conforme a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres, Jeniffer Klein de Lima, não é novidade para Toledo. ???Nós temos muita satisfação em estar aqui, porque tenho tido dias felizes ultimamente. Está comum nos reunirmos para celebrar avanços nas políticas públicas e na representatividade. A rede como um todo se une quando assunto são os direitos das mulheres???. Jeniffer destacou os atendimentos em todos os setores. ???Gostaria de agradecer ao prefeito e reconhecer publicamente que sua gestão cumpre o papel de humanizar o atendimento às mulheres???, destacou.

O Legislativo Municipal esteve representado pela vereadora Olinda Fiorentin, pela suplente Eliane Bombardelli, pela assessora da vereadora Marly Zanette, Ivanete de Almeida Dal Castel, e pelo vereador Marcelo Marques, na ocasião designado para representar o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin. ???Nós, mulheres, precisamos ocupar nossos espaços em todos os sentidos. Não queremos ser mais, apenas sermos iguais. A nossa intenção é ter independência. Agradeço ao vereador Marcelo pelo projeto, por ter nos convidado a fazer parte dele e por ter cedido a fala para nós vereadoras. Também agradeço ao prefeito Beto Lunitti por sempre permitir nosso protagonismo???, disse Olinda. ???Foi um prazer fazer parte e estar aqui marcando presença neste evento e demonstrando nosso papel na sociedade???, completou Eliane.

A data também visa contribuir com a quebra de barreiras sociais e preconceitos, bem como incentivar a criação de políticas públicas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. ???As mulheres têm se preparado para ocupar seus espaços na sociedade, temos nos qualificado cada vez mais para isso. A média de estudos das mulheres já é maior que a dos homens. Ainda temos um grande caminho a percorrer, o papel da mulher na política precisa ser ainda mais debatido e consolidado, pois ainda é um ambiente muito hostil a nós. Por isso são importantes momentos como esse???, comentou a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Anaide Holzbach de Araújo. 

O prefeito Beto Lunitti disse que, a partir de cada território, é possível tornar-se protagonista em políticas, como esta de apoio ao empreendedorismo feminino, oportunizando espaços para discussão de questões pertinentes para a criação e desenvolvimento de seus negócios, compartilhando alternativas, ideias e oportunidades. Lunitti ainda reforçou a presença de duas mulheres líderes em suas áreas - a presidente da ACIT, Anaide Holzbach de Araújo, e a presidente da Associação Regional de Suinocultores do Oeste do Paraná (Assuinoeste), Geni Bamberg. ???Na ACIT já aconteceu em outros momentos, mas na Assuinoeste, a Geni, que nos honra hoje com sua presença, é uma desbravadora e merece todo o respeito pela maestria que tem conduzido um setor tão importante da nossa economia???. Beto ainda lembrou a forte presença de mulheres na gestão municipal e a confiança no trabalho e sensibilidade de todas.

Após a cerimônia e a assinatura, as presentes puderam acompanhar a palestra ???Empreendedorismo Feminino: Conquistas e Desafios???, com a consultora de imagem, Roberta Pasqualatto, de Assis Chateaubriand.

Últimas Notícias

Toledo registra mais de 500 raios neste sábado e fica entre os municípios com mais descargas elétricas no Paraná
Cotidiano

Toledo registra mais de 500 raios neste sábado e fica entre os municípios com mais descargas elétricas no Paraná

Há 4h
Porcos morrem após raio atingir zona rural de Cascavel
Cotidiano

Porcos morrem após raio atingir zona rural de Cascavel

Há 5h
Família procura por cachorro Shih Tzu desaparecido na região do La Salle
Cotidiano

Família procura por cachorro Shih Tzu desaparecido na região do La Salle

Há 5h
Grêmio vence o Cascavel de virada sob chuva em amistoso no Olímpico Regional
Esportes

Grêmio vence o Cascavel de virada sob chuva em amistoso no Olímpico Regional

Há 7h
Cinco apostas faturam R$ 1,65 milhão na Lotofácil; aposta de Toledo leva R$ 1,1 mil
Variedades

Cinco apostas faturam R$ 1,65 milhão na Lotofácil; aposta de Toledo leva R$ 1,1 mil

Há 8h
Itaipu firma convênio para melhorias nas áreas da saúde e do meio ambiente em 49 municípios paranaenses
Cotidiano

Itaipu firma convênio para melhorias nas áreas da saúde e do meio ambiente em 49 municípios paranaenses

Há 10h
São Pedro e São Paulo, unidos pelo martírio, colunas da Igreja
Cotidiano

São Pedro e São Paulo, unidos pelo martírio, colunas da Igreja

Há 10h
Campeonato Amador de Toledo 2026 será lançado neste sábado (27) com escolha da Rainha
Esportes

Campeonato Amador de Toledo 2026 será lançado neste sábado (27) com escolha da Rainha

Há 10h
Feto é localizado em Toledo, e caso é investigado pela Polícia Civil
Policial

Feto é localizado em Toledo, e caso é investigado pela Polícia Civil

Há 11h
Motorista é preso após fugir da PM e bater carro contra poste em Palotina
Policial

Motorista é preso após fugir da PM e bater carro contra poste em Palotina

Há 12h
Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa reúne 24 cidades em Toledo neste fim de semana
Esportes

Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa reúne 24 cidades em Toledo neste fim de semana

Há 13h
Viaturas da GM e helicóptero da PM encontram dupla que furtou moto de entregador em shopping de Cascavel
Policial

Viaturas da GM e helicóptero da PM encontram dupla que furtou moto de entregador em shopping de Cascavel

Há 13h
Ver mais notícias