A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP) - Hospital Bom Jesus não conta mais com leitos de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o atendimento de pacientes Covid-19. Os leitos foram desabilitados no último sábado, 01º de janeiro de 2022.
Até o dia 31 de dezembro de 2021 o Hospital Bom Jesus contava com oito leitos de UTI Covid-19. Como a taxa de ocupação de leitos apresentou considerável baixa em Toledo e toda a Macrorregião Oeste durante os meses de novembro e dezembro a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) optou pelo fechamento dos leitos. A decisão foi anunciada no ofício de Nº 484/2021.
Faculdade Donaduzzi amplia pós-graduação com 6 novos cursos
Prepare-se para o mercado em um ambiente moderno e acolhedor. Conheça as 6 novas...
Prati-Donaduzzi: vagas abertas em diversas áreas em Toledo
Impulsione sua carreira em uma das maiores indústrias farmacêuticas do país. Ins...
Casa Cor Tintas: sua casa renovada sem grandes reformas
Transforme ambientes com tintas, texturas e preparação para um acabamento perfei...
Thitanium Studio Car: 15% OFF à vista em polimento comercial
Garanta brilho e proteção com desconto ou até 5x sem juros. Aproveite agora!
Mais
A decisão da Sesa se baseou na resolução do Ministério da Saúde que encerrou a habilitação de leitos de UTI Covid-19 no dia 31 de dezembro. Na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo apenas o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, segue contando com leitos de UTI Covid-19, mas se tratam de 10 leitos, dos quais quatro estão ocupados nesta quarta-feira (05).
Na Macrorregional Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo; Cascavel; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; e Pato Branco ainda restam 82 leitos de UTI Covid-19, sendo que hoje 39 estão ocupados.
Em visita recente à cidade de Toledo, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, relatou não ser possível a manutenção de todos os leitos. ???Nós não temos dinheiro para manter todas as vagas de UTI. Os leitos que ficaram abertos foram divididos regionalmente e a 20ª Regional de Saúde segue com acesso há alguns deles. Nós estamos fechando os leitos onde não tem ocupação, mas esses ficam de retaguarda, sobreaviso. Se for necessário reabrir, serão reabertos a qualquer momento. Em relação a pandemia nós estamos seguros???, pontuou o secretário.
Sobre a manutenção dos leitos ainda em operação para o pós-pandemia, Beto Preto foi enfático ao dizer que será necessário o auxílio do Governo Federal, caso contrário se torna inviável. ???A manutenção de alguns leitos no pós-pandemia é uma discussão que tem que ser feita com o Ministério da Saúde. O Governo Federal tem que nos ajudar colocando dinheiro, caso contrário se torna impossível tal manutenção. Nós já estamos empregando quase R$ 700 milhões a mais por ano em leitos hospitalares e isso precisou ser remanejado de outras Secretarias???, disse Beto Preto.