Foi realizado o lançamento oficial do Mapa do Turismo no Campo de Toledo na tarde desta terça-feira (24), no Lavandário Alfazenda, um dos atrativos turísticos contemplados no material. O guia reúne 13 propriedades rurais do município abertas à visitação.
O mapa apresenta opções diversificadas no meio rural, incluindo campo de lavandas, áreas para camping e pesca, queijaria artesanal, espaços para eventos, produção de pimentas, chalés, experiências com cavalos, trilhas, produção e comercialização de produtos coloniais e vinícola.
O material foi desenvolvido em formato impresso e também estará disponível online, com o objetivo de facilitar o acesso às informações e incentivar a visitação às propriedades.
O trabalho foi idealizado e produzido em parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap) e o Centro Universitário FAG, por meio da Agência Integrada de Comunicação (Agecin), responsável pela produção com os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Design Gráfico. A iniciativa contou ainda com patrocínio da cooperativa Sicoob.
Academia Champs Fit: treine 14 meses pagando só 13
Promoção por tempo limitado. Ganhe 1 mês extra ao fazer plano anual co...
Academia Champs Fit
Top Jeans: jeans a partir de R$ 59,99 em Toledo
Variedade para todos os estilos e tamanhos. Aproveite já os melhores p...
Top Jeans
Graduação em Biomedicina, Pedagogia, Agronomia e Podologia
Apenas uma aula presencial por semana na Unopar Anhanguera de Toledo
Unopar Anhanguera
Dra. Luciana Menezes De Azevedo: transplante capilar em Toledo
Agende já sua avaliação e recupere a autoestima com técnica avançada.
Dra. Luciana Menezes De Azevedo
Mister Wiz: Prepare seu filho para o futuro agora
Desenvolva liderança e habilidades essenciais. Agende já uma aula expe...
Mister Wiz
Peça CPF na nota e concorra a prêmios
Participe dos sorteios mensais de dinheiro e acompanhe suas notas com ...
Prefeitura de ToledoO trabalho também contou com apoio do projeto “Empoderando Mulheres do Campo”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), coordenado pela professora Carla Schmidt, e da Bike & Trekking Eco Tour.
A proposta do mapa surge como ferramenta para organizar e dar visibilidade ao turismo rural, integrando propriedades e ampliando o acesso às informações por parte de visitantes e da própria comunidade.
Curso de Operador de Empilhadeira em Toledo!
Aulas nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2026.
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produtos lacrados...
Humana Saúde Sul: Plano com carência zero este mês
Cuidado integral com consultas e exames simples sem carência. Aproveite a condiç...
Mãos Amigas - Cuidadores de idosos com atendimento domiciliar
Equipe qualificada e cuidados personalizados para idosos e pessoas especiais em ...
Mais
O prefeito Mario Costenaro afirmou que o município já demandava um material que organizasse e identificasse o turismo rural, servindo como ferramenta de divulgação para visitantes e também de apoio aos produtores locais. “Já era mais do que necessário um mapa do nosso turismo no campo, que ajudasse na comunicação com quem visita Toledo e desse suporte aos nossos produtores. Esse é mais um pequeno passo que damos para desenvolver o turismo na cidade”, declarou.
Segundo ele, a iniciativa se soma a outras frentes já trabalhadas pelo município, ampliando as possibilidades de geração de renda e valorização do setor produtivo. “Estamos investindo no turismo de eventos, no turismo esportivo e agora fortalecendo o turismo rural como mais um elo desse processo. Isso agrega valor, gera oportunidades e melhora a qualidade de vida. O trabalho realizado nessas propriedades é fantástico e nos dá muito orgulho. É só o começo, parte de uma grande sinergia que estamos construindo”, completou.
A elaboração do material envolveu levantamento detalhado das propriedades e construção conjunta com os empreendedores, buscando retratar a identidade do turismo rural local.
O professor da FAG e orientador da Agecin, Clóvis César Pedrini Júnior, destacou que a produção do mapa envolveu um trabalho completo de campo e construção coletiva com os produtores, priorizando a autenticidade do turismo rural de Toledo. “A gente começou levantando todas as propriedades, visitando cada uma, registrando fotos, vídeos e desenvolvendo os textos em parceria com os próprios produtores. A proposta nunca foi entregar algo artificial, mas sim um material que representasse essa forma orgânica, familiar e cheia de sentimento do turismo no campo. Por isso, o mapa foi todo desenhado à mão, com cores suaves e linguagem simples, pensado para ser intuitivo e refletir exatamente essa experiência que o visitante encontra nas propriedades”, afirmou.
A iniciativa também teve como foco a articulação entre os diferentes pontos turísticos e a valorização do potencial já existente no interior do município.
O secretário de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, ressaltou que a atuação da pasta esteve centrada na articulação do projeto e na integração dos atrativos já existentes no interior do município, com foco na difusão do turismo rural. Segundo ele, a iniciativa foi construída em parceria com a FAG para conectar propriedades que já oferecem experiências como agroindústrias, queijarias, trilhas e produções artesanais, tornando essas opções mais acessíveis ao público. “A proposta do mapa é justamente projetar esses pontos e facilitar o acesso à informação, evidenciando a riqueza do interior de Toledo. Ainda não temos uma cultura consolidada de turismo, mas há um potencial muito grande. A partir do momento que os visitantes passam a conhecer esses espaços, consumir produtos e compartilhar essas experiências, a economia começa a circular e o setor tende a se desenvolver cada vez mais”, pontuou.
Entre os empreendedores, o mapa é visto como um instrumento que fortalece a integração entre as propriedades e contribui para a consolidação do turismo rural no município.
A proprietária do Lavandário Alfazenda, Rosilene Welter, enfatizou que o mapa representa um avanço na organização do turismo rural e fortalece a integração entre as empreendedoras, permitindo uma experiência mais completa aos visitantes. Ela explicou que o material concretiza um projeto antigo do grupo e facilita a conexão entre os atrativos. “Esse roteiro era um sonho que agora saiu do papel e vai ajudar muito, porque o turista já chega com as informações e consegue aproveitar melhor cada lugar, sabendo o que encontrar em cada propriedade. Existe uma integração muito bonita entre nós, em que uma indica a outra e o visitante percorre vários pontos. O turismo rural está crescendo muito e, com essa organização, a tendência é expandir ainda mais”, ressaltou.
CONFIRA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO