Mario Costenaro, Lucio de Marchi e os 19 vereadores eleitos, são diplomados em Toledo

O prefeito eleito Mario Costenaro (Republicanos), o vice-prefeito eleito, Lucio de Marchi (Progressistas) e os 19 vereadores eleitos foram diplomados na manhã desta terça-feira (17), no Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). A cerimônia foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná por meio da 75ª Zona Eleitoral de Toledo.
O juiz da 75ª Zona Eleitoral de Toledo, Marcelo Marcos Cardoso, enalteceu o momento. “Celebramos a grandeza da democracia cidadã. Neste momento, com a diplomação de vocês, tenham em mãos a confiança de toda a cidade e a missão de guiar Toledo para o futuro, cada vez mais próspero e justo. Que seus mandatos sejam marcados pela ética, pelo trabalho árduo e, acima de tudo, pelo respeito aos cidadãos que os elegeram. Que a democracia continue a ser fortalecida em nossa cidade e que todos os envolvidos nesse processo se sintam orgulhosos de contribuir para o funcionamento pleno de nossa sociedade”.
A chapa de Mario Costenaro e Lucio de Marchi obteve 35.189 votos, 46,03% dos votos válidos e além de Progressistas e Republicanos também esteve coligada com o Democracia Cristã, PDT, PRD e a Federação PSDB e Cidadania.
Em seu discurso, Costenaro disse que o momento é de comemorar, mas também de trabalhar por uma Toledo cada vez melhor. ““Precisamos comemorar, mas também agora é preciso traçar um novo caminho, um caminho de desenvolvimento pleno da nossa cidade e da nossa população que tanto precisa”, disse o prefeito eleito de Toledo.
Lucio de Marchi - Vice-prefeito eleito
O atual prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), derrotado nas eleições de outubro, também esteve presente na cerimônia e desejou sorte ao seu sucessor, que assumirá o cargo em janeiro. “Meu reconhecimento ao resultado das urnas, que são confiáveis. Desejo que Costenaro seja o melhor prefeito de Toledo”, comentou Lunitti. Ele também destacou o trabalho imprescindível da Câmara de Vereadores. “Não há executivo que queira fazer algo se a Câmara não colocar a sua digital”, exemplificou.
Vereadores
Os 19 vereadores eleitos nas eleições de 06 de outubro também tiveram a honra de receber os seus diplomas.
Marli Gonçalves Costa, mais conhecida como Marli do Esporte, foi a mais votada, com 2.604 votos e voltará para o seu segundo mandato, já que ocupou o cargo entre 2017 e 2020. Em 2020 ela também foi a mais votada, no entanto não foi eleita devido ao quociente eleitoral. Neste período ocupou os cargos de secretária municipal de Esportes e Lazer e de Educação.
Em seu discurso, ela valorizou a importância da participação das mulheres na política. “A participação política das mulheres é fundamental para quebrar barreiras e inspirar as gerações futuras. Ver mulheres em posição de liderança demonstra para as meninas que elas também podem alcançar seus sonhos”, pontuou Marli.
Confira os 19 vereadores eleitos em Toledo para a Legislatura 2024/2025
Marli Gonçalves Costa “Marli do Esporte” (MDB) - 2.604 votos
Professor Oseias Soares (Progressistas) - 1.743 votos
Chumbinho Silva (Progressistas) - 1.603 votos
Valdir Gomes (União Brasil) - 1.527 votos
Genivaldo Jesus (PSD) - 1.482 votos
Valtencir Careca (Progressistas) - 1.461 votos
Odir Zoia (Progressistas) - 1.448 votos
Gabriel Baierle (União Brasil) - 1.317 votos
Marcos Zanetti (Cidadania) - 1.295 votos
Japonês (PL) - 1.256 votos
Roberto de Souza (PT) - 1.232 votos
Olinda Fiorentin (PSD) - 1.114 votos
Dudu Barbosa (MDB) - 1.096 votos
Bruno do Allmayer (Republicanos) - 1.094 votos
Jairo Cerbarro (Democracia Cristã) - 1.016 votos
Jozimar Polasso (Progressistas) - 886 votos
Katchi Nascimento (MDB) - 839 votos
Ricardo Santos (Republicanos) - 829 votos
Posse
O prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos tomam posse no dia 01º de janeiro de 2025, em evento a ser realizado, a partir das 09h00, no Teatro Municipal de Toledo. Na ocasião, também haverá a eleição da presidência da Câmara.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledoe do prefeito eleito Mario Costenaro.
















Procura-se: carteira com documentos em nome Lúcio Gouveia de Oliveira