Metade do grupo prioritário ainda não se vacinou contra a gripe em Toledo

A campanha de vacinação contra a influenza segue em ritmo acelerado, com esforços redobrados para ampliar a cobertura no grupo prioritário. Desde o início da imunização, foram aplicadas 43.349 doses, sendo 18.845 destinadas ao grupo prioritário e 24.504 administradas para a população em geral.
No grupo considerado prioritário, que abrange crianças a partir dos seis meses até menores de seis anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, a cobertura atual atinge 48,70%, bem abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90,00%.
Em meio a esse cenário desafiador, autoridades e profissionais da saúde intensificam as ações de conscientização para que a população busque a proteção oferecida pela vacina. “A vacina deste ano já está disponível desde abril e é fundamental que as pessoas procurem se imunizar o quanto antes, pois a proteção leva cerca de 14 dias para fazer efeito”, ressaltou o médico Fernando Pedrotti, chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e interior do município.
Além da vacinação, o médico Pedrotti enfatiza a importância de manter medidas simples de prevenção, como a ventilação adequada dos ambientes, a higienização frequente das mãos e o uso de máscara, principalmente em situações em que há sintomas respiratórios. “São medidas básicas, mas que fazem a diferença para reduzir o contágio e proteger a saúde coletiva neste período de maior circulação de vírus respiratórios”.
Diante desses dados, a população é incentivada a buscar a vacinação e adotar os cuidados preventivos, contribuindo para o enfrentamento da influenza e reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde durante o período de maior risco.
Vacinação no Shopping Panambi
Como parte dos esforços para ampliar a adesão, foi anunciada uma campanha de vacinação a ser realizada neste próximo sábado, 28 de junho, no Shopping Panambi. Essa ação se soma às diversas campanhas já realizadas na cidade, evidenciando a importância do imunizante.
Das 10h00 às 22h00, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam uma mobilização voltada à imunização de crianças, adolescentes e adultos.
A campanha conta com o reforço dos mascotes Zé Gotinha e Maria Gotinha para chamar a atenção do público, especialmente as crianças, para a importância das vacinas. A SMS aplicará doses contra a Influenza em todas as pessoas com mais de seis meses de idade que ainda não foram vacinadas em 2025.
A ação contempla ainda adultos com 18 anos ou mais que estejam com alguma dose de reforço em atraso contra tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, entre outras doenças.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledo.



















Encontrado: cachorrinha encontrada em Toledo