Milhares de pessoas prestigiam e comemoram o Jubileu de Ouro da Festa Nacional do Porco no Rolete

A Festa Nacional do Porco Assado no Rolete chegou a sua 50ª edição no último domingo, 10. Milhares de toledanos e de moradores da região foram até o Clube Caça e Pesca para comemorar os 50 anos da Festa mais tradicional de Toledo e também uma das mais marcantes do mundo, quando o prato principal é a carne suína.
O grandioso evento reuniu aproximadamente 20 mil pessoas, entre membros da comunidade, empresários, lideranças políticas e pessoas da região em 150 estandes espalhados por todo o Clube. O sucesso da Festa ficou evidente com os 210 porcos assados e comercializados.
Como em suas 49 edições anteriores, o Jubileu de Ouro também foi marcado pelo sabor único do Porco Assado no Rolete e por seu recheio maravilhoso, algo que mais uma vez tornou o dia dos participantes mais marcante e saboroso.
O presidente do Clube Caça e Pesca, Claudemir Rossi, destacou a grandiosidade do evento. “O evento foi grandioso e marcou com chave de ou as comemorações dos 50 anos da Festa. Tudo isso só foi possível graças ao empenho de toda a diretoria e sócios do Clube e também ao apoio de nossos patrocinadores e do Poder Público, por meio da Prefeitura e Câmara de Vereadores”, ressaltou o presidente.
O prefeito do município de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), parabenizou a organização do evento. “A Festa ano a ano melhora sua infraestrutura. Esta em especial, pois comemoramos 50 anos, foi um sucesso”, disse o gestor municipal.
Apresentações culturais
Como já é tradicional, não poderia ser diferente na 50ª edição, a Festa Nacional do Porco Assado no Rolete não poderia passar sem uma série de apresentações culturais.
Durante a manhã as apresentações artísticas ficaram por conta dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Chama Crioula e Província Gaúcha. Mais tarde a animação ficou por conta da Bateria Rapazona da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
No período da tarde as apresentações animaram ainda mais o público, com destaque para Everton e Alex, Banda Retrovisores, João Felipe e Murillo e Althaír e Alexandre.
Concurso do Melhor Porco
Como já é tradição na Festa, não poderia ficar de fora o Concurso de Melhor Porco. Em 2023 não teve para ninguém, pois a equipe da Cervejaria Colônia levou o prêmio de Melhor Porco, Melhor Recheio e Melhor Estande.
A segunda colocação ficou com a equipe da Prime Agro, enquanto a equipe do Grupo Direita Toledo ocupou a terceira posição.
Rainha
A Rainha da Festa esteve presente no evento. A Rainha da 50ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete foi eleita na noite do dia 02 de setembro, em evento realizado no Empório Santa Maria.
Acompanharam a Festa, a Rainha Talia Mainara Ferreira, de 26 anos, a Miss Simpatia Ana Luiza Rauber de Almeida, a 1ª Princesa Cintya Mayara Metz e a 2ª Princesa Milena da Silva Ribeiro.
História
A primeira edição da Festa do Porco no Rolete foi realizada em 1974 para aproximadamente 5 mil pessoas. A ideia de assar um porco inteiro surgiu no início da mesma década, quando Celeste Vivian, propôs o desafio a amigos próximos.
Inicialmente o porco era assado com a utilização de uma manivela movida manualmente. Posteriormente o processo passou a ser realizado com engrenagens com rodas, acionadas pela água corrente do rio para movimentar o espeto do porco. Atualmente o sistema é muito mais moderno, movido por um motor giratório, o qual é capaz de girar dezenas de porcos simultaneamente.
Nas últimas edições a Festa chegou a reunir mais de 30 mil pessoas no Clube Caça e Pesca e já se tornou uma das maiores festas gastronômicas do mundo, quando o prato é a carne suína, perdendo apenas para a Festa de Memphis, nos Estados Unidos.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledo.



















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela