Monumento das Cooperativas é inaugurado e instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29).

A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro.

Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo.
“Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensões sociais, econômicas e ambientais. Portanto, essa é uma maneira de materializar esse legado, valorizar o trabalho das cooperativas e despertar curiosidade na sociedade, além de marcarmos a história do município e a atual e as futuras gerações por meio de um memorial que nos representa. Estamos muito felizes com esse momento”, afirma Inácio Cattani, presidente da Sicredi Progresso PR/SP cuja cooperativa de crédito está à frente dos trabalhos neste ano.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, presente na inauguração, destacou que as cooperativas de Toledo sempre contribuíram com o desenvolvimento local. “Aqui em Toledo, especialmente, o cooperativismo encontrou um chão fértil para se desenvolver e é um dos grandes responsáveis para que a gente tenha essa pujança e essa qualidade de vida tão diferenciada. O cooperativismo faz Toledo também ser um dos melhores lugares do mundo para se viver”, enaltece Costenaro.
Para o presidente da cooperativa Primato, Anderson Sabadin “falar de cooperativismo em toledo significa gerar trabalho, gerar desenvolvimento humano, gerar dignidade. O cooperativismo gera emprego e, muito além do trabalho e da renda, desenvolve as pessoas para que elas sejam pessoas melhores”, conclui.
Simbologia do Monumento das Cooperativas
Com destaque para o elemento humano na base, representado artisticamente pela conexão entre as pessoas, traduz atitudes como ajuda mútua, colaboração e a união que sustentam o movimento do cooperativismo. E no topo, a representação dos dois pinheiros, conhecidos como símbolo universal do cooperativismo, lado a lado, representam força e coesão. São árvores perenes, que se mantêm verdes o ano todo, evocando persistência, imortalidade, visão de longo prazo, fecundidade e crescimento, atributos essenciais ao desenvolvimento das cooperativas e de seus membros.
A partir de 1969, quando a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) adotou oficialmente a imagem, o símbolo ganhou força no Brasil.
Artista local
O Monumento, com mais de quatro metros de altura, foi confeccionado pela empresa toledana Turatti Esculturas. O artista, Roger Turatti, explica que a obra levou por volta de dois meses e meio para ficar pronta e foi confeccionada em fibra de vidro de alta resistência e estrutura interna em aço. “A representação artística traz pessoas conectadas em prol de um único objetivo: o cooperativismo”, explica.
CONFIRA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO
















Encontrado: carteira com cartão em nome de Rosiane Amorim da Silva