Os resultados do terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2025, divulgados na manhã desta sexta-feira (9) pelo Setor de Controle e Combate às Endemias, apontaram índice de infestação predial (IIP) médio de 2,1%. Embora a taxa permaneça acima do limite considerado seguro (1%) por autoridades de saúde, o número representa uma melhora em relação ao LirAa anterior, realizado em março, quando o índice chegou a 3,7%.
O levantamento foi conduzido entre segunda e terça (5 e 6), período em que agentes de combate a endemias (ACE) visitaram cerca de 2.500 imóveis distribuídos por todos os bairros da cidade. A amostragem seguiu critérios estabelecidos por plataforma do Ministério da Saúde, que sorteia os endereços a serem inspecionados.
Veritá Saudável: comida prática sem glúten e sem leite
Atendimento no local ou por delivery. Peça congelados ou prontos para ...
Veritá Saudável
Odonto San: Lentes de contato dental e facetas de resina em 12x
Aproveite condições facilitadas e garanta seu tratamento estético
Odonto San
Muffatão Auto Center: pneus com até 7% de desconto no Pix
Economize na troca dos pneus e pague em até 10x no cartão. Ofertas par...
Muffatão Auto Center
Mister Wiz: Campeonato Brawl Stars com inglês natural
Participe já! Aprenda inglês jogando e desenvolva raciocínio rápido. V...
Mister Wiz
Maestro Thermas Park Hotel: lazer completo em meio à natureza
Descanso e diversão para toda família a 194 km de Toledo. Estrutura ac...
Maestro Thermas Park Hotel
Casa Cor Tintas: conforto e qualidade para seu ambiente
Valorize seu espaço com preparação e produtos certos. Fale com um aten...
Casa Cor TintasApesar da redução, os dados continuam exigindo atenção. O levantamento revelou que cinco regiões concentram os maiores índices de infestação: Iaschombeck II (16,66%), Independência (14,28%), América I (12,82%), Tancredo II (10,70%) e Santa Clara III (10,52%). Já entre os principais focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, destacam-se baldes (18,57%), vasos de planta (17,14%), lixo doméstico (12,86%), lonas (10%), ralos e pneus (5,71%, cada).
Cenário epidemiológico ??? Desde o início do ano, o município já confirmou 723 casos de dengue (87 a mais que na semana passada, crescimento de 13,98%) e ainda há 1.121 dos 4.380 pacientes notificados (que procuraram serviços públicos e privados de saúde com sintomas da doença) aguardando resultado, o qual deu negativo ou inconclusivo em 2.536 oportunidades.
Motel Bughaville Toledo: suítes completas a partir de R$ 65
Conforto e privacidade 24h! Clique e faça sua reserva
Super Dicas Toledo: promoções reais direto no WhatsApp
Entre nos grupos e receba descontos exclusivos do comércio local sem perder temp...
Peça CPF na nota e concorra a prêmios
Participe dos sorteios mensais de dinheiro e acompanhe suas notas com praticidad...
São Jorge Locadora de Máquinas
Empilhadeiras elétricas à pronta entrega e suporte garantido para otimizar seu e...
Mais
A situação em relação à febre chikungunya, a situação também demanda cuidados, pois Toledo acaba de confirmar os dois primeiros casos autóctones (contraídos dentro do próprio território) da doença. Somando estes a outros quatro importados, o município já tem seis diagnósticos confirmados, sendo que há ainda 14 pacientes aguardando resultado de exames, que já deram negativo em 13 ocasiões.
O coordenador do Setor de Combate às Endemias, Antônio José Sousa de Moraes, a edição mais recente do LirAa reforça a necessidade de uma mobilização contínua da população no combate ao Aedes aegypti. ???Com o resultado do levantamento em mãos, já começamos um trabalho educativo e de remoção de criadouros do mosquito focado nas regiões onde o IIP foi mais alto. Não podemos baixar a guarda. Mesmo com a redução no índice, o risco ainda existe e todos, poder público e comunidade, devem fazer a sua arte???, salienta.