Observatório Nacional da Segurança Viária entrega livros didáticos a Toledo


Foto: Carlos Rodrigues - Prefeitura de Toledo

A manhã desta sexta-feira (3) foi bastante significativa para as políticas públicas de segurança no trânsito em Toledo, pois o município recebeu oficialmente 8.200 exemplares do livro “Educa – Educação para Mobilidade Consciente” em ato realizado no Auditório Acary Oliveira. Este material didático, que pode ser utilizado no ensino de várias disciplinas, já começou a ser distribuído em algumas escolas e faz parte de um projeto do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) do qual 26 cidades do Brasil (duas do Paraná) participam.

A adesão à iniciativa ocorreu em 2020 e foi aprovada no ano seguinte. Na condição de mais novo membro desta seleta lista, Toledo realizou, no último dia 19, do “Dia D Educa”, uma das ações do Maio Amarelo. O próximo passo é utilizar o livro em atividades extracurriculares coordenadas pelas secretarias da Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana. “Vamos empregar este material sobretudo na educação em tempo integral, o qual, por meio do programa Integração, também contemplará outros projetos como o de capoeira, o Veterinário Mirim, o Esporte na Escola e o Escola do Esporte, desenvolvido em parceria com a Unipar/Toledo”, explica a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa. “Com os conteúdos que este material didático será possível trabalharmos a educação no trânsito, por meio do programa EducaTrânsito, de forma mais efetiva, com efeitos benéficos permanentes e duradouros”, avalia o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roni Padilha.

Na mesa de honra do evento, Marli e Roni tiveram a companhia dos representantes locais do ONSV (Cristiano Ditzmann e Rafael Fonseca); do vereador Marcelo Marques, que representou o Legislativo Municipal; e do prefeito Beto Lunitti. Antes da fala deles, foi exibido um vídeo no qual o diretor de Relações Institucionais e a pedagoga especialista em educação no trânsito do Observatório, Francisco Garonce e Stefania Alvise, respectivamente. “Hoje é um dia especial para Toledo e para nós, que acreditamos que a educação no trânsito tem a missão de salvar vidas. Este trabalho é ainda mais importante em um município que está em constante crescimento e é necessário ensinarmos nossas crianças a conviver de forma salutar com com vias cada vez mais movimentadas”, analisa Francisco. “O transporte está em nossas vidas desde o momento em que estamos na barriga da mãe. Quando chegam à idade escolar, nossas crianças precisam aprender as posturas corretas no trânsito, pois é neste momento que elas apresentam maior potencial de se tornarem agentes de transformação”, comenta Stefania. “A educação no trânsito está prevista no CTB [Código de Trânsito Brasileiro] desde 1998, mas pouco temos avançado nisso. Felizmente, mais cidades estão dando atenção ao assunto e ano que vem serão distribuídas mais exemplares deste material, que beneficia os estudantes, mas também os seus familiares”, comenta Cristiano. “A chegada deste material soma a todo um trabalho que Toledo tem realizado nesta área nos últimos anos, ampliando o alcance das nossas ações”, salienta Rafael.

Beto e Marcelo falou da importância de formar as novas gerações para a construção de um trânsito mais seguro. “Fico feliz em ver os avanços que temos visto em termos de segurança viária, mas precisamos ir adiante para Toledo ser uma referência nacional no assunto, como algumas cidades onde os carros param quando o pedestre coloca o pé na faixa da segurança”, relata o vereador. “O EducaTrânsito contribui para atingirmos o objetivo de estreitar os laços da Guarda Municipal com a comunidade. As crianças já sabem que, ao verem alguém com o fardamento azul, ali poderá encontrar um amigo. Estes livros fazem parte de um excelente processo pedagógico que só não é mais importante do que os bons sentimentos que surgem no coração de cada um. É de lá que nascem as transformações que tanto esperamos para a nossa sociedade”, pontua o prefeito, que agradeceu ao empresário Davi Bombonatto por ter trazido gratuitamente os livros de Barueri, sede da gráfica que os imprimiu, até Toledo.

O chefe do Executivo também convidou, após a entrega dos livros, os estudantes do 5º ano da Escola Carlos João Treis, que estavam na plateia, para conhecerem o seu gabinete. Essa visita completou uma manhã bastante animada para os alunos, que já tinham se divertido muito com a peça “Dois Motoristas Maluquinhos”, encenada, por meio do programa Conta Cultura, durante o Maio Amarelo em várias escolas da cidade.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias