Paraná lança nova ferramenta para fortalecer gestão e ampliar resultados na educação

Fonte: AEN
Paraná lança nova ferramenta para fortalecer gestão e ampliar resultados na educação
📷 Foto: AEN

O Governo do Paraná lançou nesta quarta-feira (25), em Foz do Iguaçu, uma nova ferramenta voltada ao monitoramento de indicadores e ao apoio à tomada de decisões na educação pública. O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Darci Piana, durante o Seminário de Diretores, que reúne prefeitos, secretários municipais de Educação e gestores escolares de diversas regiões.

No mesmo evento, também foi anunciado o investimento de R$ 63,5 milhões na entrega de kits tecnológicos para escolas municipais.

Desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná em parceria com o Instituto Áquila, a plataforma GERE+ Paraná (Gestão Estratégica de Resultados Educacionais) será disponibilizada aos 399 municípios e à rede estadual de ensino como instrumento de apoio ao planejamento e à implementação de políticas públicas com base em dados.

Ao apresentar a iniciativa, o governador em exercício destacou o caráter estratégico da ferramenta para os municípios e o impacto direto nos repasses vinculados ao desempenho educacional. “Mais uma vez o Paraná sai na frente, fazendo com que o prefeito acompanhe a educação e tenha resultado do ICMS Educacional, que a Assembleia votou a pedido do nosso governo. Então, se o prefeito acompanhar o ensino do seu município com o apoio da Secretaria de Educação, ele vai ser beneficiado", analisou Piana.

A plataforma organiza, em um único ambiente, indicadores que influenciam diretamente tanto a aprendizagem quanto os repasses de recursos. No menu ICMS Educacional, por exemplo, o gestor consegue visualizar como o desempenho do município acompanhando indicadores como ensino, alfabetização, indicador socioeconômico e educação integral, além de metas, percentual de alcance e indicadores de desempenho.

Já na aba do VAAR, sigla para Valor Aluno Ano Resultado, mecanismo do Fundeb que prevê complementação de recursos da União a Estados e municípios com base em desempenho e cumprimento de condicionalidades, é possível monitorar os critérios exigidos para acesso à complementação e acompanhar o percentual de cumprimento das metas.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressaltou que o sistema nasce justamente para auxiliar os municípios que ainda não conseguem acessar esses recursos por desempenho. “A rede estadual do Paraná está recebendo via VAAR, por resultados de educação do Paraná, R$ 620 milhões em 2026. Nós temos 230 municípios que vão receber também recursos. Então, esse sistema vai ajudar o prefeito a fazer a gestão dos indicadores e trazer dinheiro para o município para investir na educação", avaliou.

“Com esse sistema, o prefeito sabe onde ele tem que avançar, em quais frentes ele tem que avançar dentro da sua educação, para ele conquistar uma boa fatia desse bolo do orçamento", detalhou.

O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que os resultados alcançados pelo Estado são fruto de uma decisão estratégica baseada em trabalho e gestão. “O Paraná fez uma escolha na gestão pública, sobretudo na educação. E essa escolha não teve atalho: o Paraná ousou e com esse exército de educadores chegamos no momento da melhor educação pública do país, com o Paraná sendo o exemplo para todo o Brasil”, pontuou.

Como funciona

Segundo o chefe do Departamento de Planejamento da Rede da Seed, Eziquiel Menta, a ferramenta integra dados de diferentes sistemas em um único painel de acompanhamento. “O GERE+ permite que os gestores encontrem num lugar só os principais indicadores da sua rede e que possam comparar a sua rede com outras redes similares", explicou.

Segundo ele, o acesso será online, mediante cadastro, permitindo que cada gestor visualize exclusivamente os dados do seu município. “O sistema puxa dados de diversos sistemas, integrando no GERE+ justamente para facilitar. São várias fontes de dados que se atualizam para que os prefeitos, os secretários, possam encontrar ali de uma maneira mais fácil. É uma plataforma pioneira no País”, disse. A plataforma já está no ar e os gestores podem solicitar os acessos à SEED.

Entre os prefeitos presentes, a avaliação foi positiva. O prefeito de Guaíra, Gileade Osti, afirmou que a ferramenta contribui para tornar a gestão mais eficiente e orientada por dados. “Eu fico muito feliz com essa plataforma porque sempre temos tentado trabalhar com indicadores, dados, e com essa plataforma melhora a gestão, traz eficiência e ajudam muito os municípios”, disse.

Já o prefeito de Foz do Iguaçu, general Joaquim Silva e Luna, destacou a importância da informatização para qualificar o acompanhamento das políticas públicas. “Tudo que a gente puder colocar dentro de um sistema informatizado, ajuda. Ajuda no controle, ajuda a coordenação e a melhoria do ensino”, enumerou.

Presenças

Também participaram o secretário do desenvolvimento sustentável, Rafael Greca; o presidente do Detran, Santin Roveda; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados estaduais Márcio Pacheco, Artagão Júnior, Luiz Corti, Matheus Vermelho e Adriano José; o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Veridiana Antoniazzi Lucini; a conselheira e diretora do Instituto Áquila, Rita de Cássia; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), Adriana Palmieri; prefeitos e gestores municipais.

Últimas Notícias

Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata
Esportes

Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata

Há 9 min
Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual
Cotidiano

Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual

Há 19 min
Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo
Cotidiano

Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo

Há 29 min
FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional
Cotidiano

FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional

Há 38 min
Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas
Cotidiano

Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas

Há 47 min
Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento
Variedades

Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento

Há 55 min
Prefeitura de Toledo e ACIT realizam palestra gratuita sobre “O novo Cenário Fiscal: como navegar na transição da reforma tributária” no dia 30 de junho
Cotidiano

Prefeitura de Toledo e ACIT realizam palestra gratuita sobre “O novo Cenário Fiscal: como navegar na transição da reforma tributária” no dia 30 de junho

Há 58 min
Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela
Brasil e Mundo

Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela

Há 1h
Prefeitura de Toledo sanciona três novas leis voltadas à educação, esporte e assistência social
Cotidiano

Prefeitura de Toledo sanciona três novas leis voltadas à educação, esporte e assistência social

Há 1h
Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
Cotidiano

Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública

Há 1h
Nova subestação de R$ 81 milhões prepara Porto de Paranaguá para expansões
Variedades

Nova subestação de R$ 81 milhões prepara Porto de Paranaguá para expansões

Há 1h
Patrulha Rural age rápido, prende foragido e recupera moto logo após o furto em Marechal Cândido Rondon
Policial

Patrulha Rural age rápido, prende foragido e recupera moto logo após o furto em Marechal Cândido Rondon

Há 1h
Ver mais notícias