Estão definidas as empresas responsáveis pela administração dos colégios estaduais que passaram a integrar o Programa Parceiro da Escola, no final de 2025. Essas instituições serão responsáveis por serviços como manutenção e reparo da infraestrutura, serviços administrativos e a gestão de terceirizados da limpeza e segurança.
A sessão, nesta sexta-feira (16), ocorreu de forma on-line com as empresas que se credenciaram conforme as regras do Edital de Chamamento Público nº 17/2024. As instituições habilitadas foram classificadas pela Secretaria de Educação do Paraná de acordo com a pontuação, que leva em conta indicadores a serem comprovados documentalmente dentro de três áreas: capacidade técnica, existência de unidades da empresa em funcionamento na região onde pretendem atuar como parceiros (estado, NRE ou município) e nível de adequação e formação docente.
O procedimento resultou na seguinte divisão: O Grupo Apogeu será responsável por quatro estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Victor do Amaral e CE Homero Baptista de Barros, em Curitiba; CE Gildo Aluísio Schuck, em Laranjeiras do Sul, e o CE Carneiro, em Roncador. A Impulso absorveu a administração de: CE Bandeirantes, em Campina Grande do Sul; CE Maria L. F. Pacheco, em Balsa Nova; CE Jardim Universitário, em Sarandi; CE Brasílio Itiberê e CE Rodrigues Alves, em Maringá. Por fim, a Tom Educação será parceira de: CE Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba; CE Cleya Godoy F. da Silva, em Londrina; CE Malvino de Oliveira, em Porecatu, e o CE João Plath, em Mauá da Serra.
Os 13 colégios que receberão o apoio administrativo somam os 82 que já fazem parte do programa desde 2024. Em dois destes colégios a proposta foi aprovada mediante consulta pública realizada, em novembro, nas outras 11 unidades onde a consulta pública não atingiu o quórum mínimo estipulado pela Seed-PR, de 50% mais um, coube à Secretaria decidir sobre a adesão.
Muffatão Auto Center: pneus com até 7% de desconto à vista
Ofertas especiais no Mês do Consumidor e até 10x no cartão. Aproveite!
Rentabilizze Investimentos: estratégias para crescer seu patrimônio
Alavanque seu patrimônio com consórcio e assessoria especializada em Toledo.
Thitanium Studio Car: seu carro com aparência de novo
Detalhamento, polimento e vitrificação para proteção real e valorização do seu v...
Alfa Agência Local: mídia indoor estratégica em Toledo
Alcance o público certo com TVs em locais de grande circulação. Gestão completa ...
Mais
A decisão da Seed-PR foi tomada com base em critérios técnicos como frequência escolar abaixo da média estadual e desempenho na aprendizagem medido pela nota do Ideb, considerando colégios que ficaram abaixo da média, que reduziram sua nota na última avaliação ou que não tiveram o índice divulgado, entre outros critérios.
Parceiro da Escola
O programa é fruto de uma lei estadual, após um projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A primeira seleção de escolas ocorreu em dezembro de 2024, com uma nova votação em novembro de 2025. As 95 unidades do Parceiro da Escola estão distribuídas em 34 municípios: Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Roncador, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.
O grupo Apogeu é parceiro na gestão de 20 colégios estaduais em Curitiba, Região Metropolitana (RMC), Litoral e Guarapuava. A Tom Educação apoia a gestão de 36 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba. Nas outras 39 escolas do programa, distribuídas entre as regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC, a responsabilidade é da empresa Impulso.
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Toledo Lava Sofá: Higienização com desconto de R$ 50
Renove seu sofá com limpeza profissional e resultado excelente. Oferta...
Toledo Lava Sofá
Adega do Lago: Open Bar de Vinhos com Ingressos Limitados
Garanta seu ingresso e aproveite 6h de open bar e benefícios exclusivo...
Adega do Lago
Excursão para assistir Corinthians x Flamengo está saindo de Toledo
Excursão com ingresso em camarote open bar e open food.
AF Turismo
Odonto San: Implante dentário em até 15x no boleto
Garanta seu sorriso definitivo com procedimento moderno e seguro. Agen...
Odonto San
São Jorge Locadora de Máquinas: Alugue caminhões guindaste e Munck
Frota própria e equipamentos para grandes operações. Solicite seu orça...
São Jorge Locadora de MáquinasAinda no primeiro ano de implementação, o Parceiro da Escola registrou aprovação dos pais e responsáveis maior que 86%, conforme atestou pesquisa realizada pela Radar Inteligência, publicada em julho de 2025.
Houve a participação de mais de 2 mil pais dos 15 Núcleos Regionais de Educação que integravam o programa até o momento. Além da aprovação, 84,2% recomendariam o modelo a outros pais e responsáveis e 92,2% entendem que há cuidado da escola com o filho. Também foram registradas melhorias em índices pedagógicos e administrativos: redução de 99% das aulas vagas nas escolas participantes e aumento de quase 80% na ocorrência de observações pedagógicas em sala de aula após a implantação do programa. As ocorrências são realizadas pelos diretores para traçar estratégias de aprendizagem mais assertivas.