Parlamento Jovem 2025 encerra as atividades com a aprovação de quatro projetos


Foto: Divulgação - Câmara de Vereadores de Toledo
+74 mil
Siga o Toledo News no Insta

Após meses de aprendizado e reprodução do trabalho legislativo, chegou ao fim o Projeto Parlamento Jovem 2025. Na manhã de quinta-feira (6), os vereadores mirins reuniram-se para a 4ª Sessão Solene Ordinária Simulada, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. O evento contou com a presença de estudantes, familiares, professores e parlamentares da Câmara de Toledo.

Os participantes puderam vivenciar o processo democrático, desde a candidatura, até a posse e discussão de projetos. Antes da votação na Sessão de Encerramento, os cinco projetos elaborados pelo Parlamento Jovem foram analisados na 1ª Reunião da Comissão Especial do Parlamento Jovem, no dia 29 de outubro.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Núcleo Regional de Educação. O programa é destinado a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em Toledo, três colégios integraram a dinâmica: o Colégio Senador Atílio Fontana, o Colégio Cívico-Militar Luiz Augusto Morais Rego e o Colégio Cívico-Militar João Arnaldo Ritt. Na Câmara de Toledo, os trabalhos tiveram o auxílio do Departamento Legislativo e da Escola do Legislativo.

Na finalização do Projeto, durante a 4ª Sessão Ordinária, o Parlamento Jovem votou quatro projetos.

Projetos aprovados por unanimidade:

Projeto de Lei de N° 1/2025: “Institui o Concurso Municipal de Arte Estudantil” (Autoria – Mariana Barilli)

Projeto de Lei de N° 2/2025: “Dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação de cursos e programas de apoio ao aprendizado da Língua Portuguesa, destinados a estudantes estrangeiros, na Rede Municipal de Ensino” (Autoria – Mariana Barilli)

Projeto de Lei de N° 4/2025: “Institui o Programa de Oficinas Escolares no Município de Toledo” (Autoria – Jean Albring)

Projeto de Lei de N° 5/2025: “Institui o Programa Escola Inteligente” (Autoria – Priscila Liz Queiroz)

*Os vereadores rejeitaram por maioria o Projeto de Lei de N° 3/2025: “Institui o Programa Municipal de Sustentabilidade Escolar – Escola Renovável” (Autoria – Pedro Kliemann, Estela Souza e Fernanda Neunfeld).

Nas Comunicações Parlamentares, os vereadores mirins agradeceram pela oportunidade e destacaram o aprendizado durante a experiência. A gravação do evento está disponível no link.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias