Uma ocorrência de contrabando foi registrada na noite de quarta-feira, 28, após a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) receber informações de que um veículo Volkswagen, de cor branca, estaria trafegando pela rodovia PR-585, no trajeto entre São Pedro do Iguaçu-PR e Toledo, possivelmente transportando mercadorias oriundas do Paraguai. Diante da denúncia, a equipe policial se deslocou no sentido informado para averiguação.
Próximo à rotatória da PR-585, no cruzamento com a Rua Carlos Sbaraini, no Jardim São Francisco, em Toledo, os policiais visualizaram o automóvel suspeito. O veículo foi acompanhado por alguns metros e, com o uso de sinais sonoros e luminosos, foi realizada a abordagem. O condutor atendeu à ordem e estacionou às margens da rodovia, permitindo a ação policial.
No interior do carro estavam duas pessoas, sendo um homem, que conduzia o veículo, e uma mulher, passageira. Durante a busca pessoal no condutor, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, após consulta aos sistemas policiais, foi constatada a existência de um mandado de prisão em aberto contra o motorista, expedido pela 1ª Vara de Família e Sucessões.
Na sequência, durante buscas no interior do veículo, foram localizados diversos produtos. Segundo relato do próprio condutor, as mercadorias teriam sido adquiridas no Paraguai, caracterizando o crime de contrabando. Diante da situação, ambos os ocupantes foram encaminhados à sede do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo (19º BPM) para a confecção do Boletim de Ocorrência Unificado.
Já na unidade policial, a passageira foi submetida a uma busca pessoal mais detalhada, momento em que os policiais encontraram, escondidas em seu sutiã e envoltas em duas meias, 10 ampolas de medicamento utilizado para emagrecimento. Após a conclusão dos procedimentos, o condutor foi encaminhado à 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP) para a adoção das providências cabíveis, enquanto o veículo e as mercadorias apreendidas foram destinados à Receita Federal, na cidade de Cascavel-PR.