Procon de Toledo identifica indícios de irregularidades em cinco postos de combustíveis

Fonte: ASSESSORIA
Procon de Toledo identifica indícios de irregularidades em cinco postos de combustíveis
📷 Foto: DIVULGAÇÃO

Após concluir uma força-tarefa de fiscalização sobre a comercialização de combustíveis em Toledo, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo) identificou indícios de aumento relevante nas margens de comercialização em cinco postos. Outros 12 estabelecimentos apresentaram inconsistências documentais e deverão complementar as informações fornecidas ao órgão – ao todo, 43 empresas do setor foram analisadas e, em 26 delas, nenhuma irregularidade foi constatada.

O trabalho teve como foco verificar possíveis aumentos injustificados nos preços praticados durante o período de instabilidade do mercado de combustíveis, provocado pelo fechamento do Estreito de Ormuz em meio ao conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã. Para isso, o órgão solicitou notas fiscais de compra às distribuidoras, cruzou esses dados com os valores cobrados ao consumidor e elaborou planilhas comparativas referentes ao período entre 16 de fevereiro e 10 de abril.

A coordenadora do Procon/Toledo, Sueli Mynarski, explica que a iniciativa buscou comparar o comportamento do mercado antes e depois do agravamento do cenário internacional. “O intuito dessa análise foi constatar eventual abusividade e um aumento injustificado no valor do produto em momento de crise”, esclarece.

Direito de defesa 

Os cinco estabelecimentos em que foram identificados aumentos considerados relevantes receberão autos de infração e terão prazo de 10 dias para apresentar defesa. O mesmo período será concedido aos 12 postos que encaminharam documentação incompleta, os quais serão notificados por meio de procedimentos investigatórios para complementar as informações pendentes.

As medidas seguem o rito previsto pelo Decreto Municipal nº 993/2016. Após a apresentação das defesas e dos documentos complementares, cada caso será submetido à análise jurídica e, se as irregularidades forem confirmadas, poderão ser aplicadas penalidades administrativas, entre elas multas.

Metodologia 

Embora a fiscalização tenha identificado elementos que justificam o aprofundamento das investigações, os resultados obtidos não configuram, por si só, a comprovação definitiva de prática abusiva. A metodologia empregada considera uma apuração simplificada dos dados. “As margens de lucro foram calculadas de forma simples, sem considerar a formação dos preços dos produtos, impostos, taxas e encargos”, esclarece a coordenadora.

Sueli acrescenta que a apuração seguirá todos os trâmites previstos antes da conclusão definitiva dos casos. “O resultado final, após o decurso dos prazos para apresentação das defesas e documentos faltantes, será encaminhado ao Ministério Público para ciência e adoção de eventuais medidas que entender necessárias”, complementa.

Fiscalização permanente 

A operação foi precedida por uma série de medidas administrativas. Em março, o Procon expediu dois ofícios circulares solicitando o envio das notas fiscais de compra dos combustíveis e publicou uma recomendação administrativa orientando os estabelecimentos sobre a obrigatoriedade da apresentação dos documentos, além de alertar para as consequências de eventuais aumentos arbitrários em períodos de instabilidade econômica.

Paralelamente, equipes do órgão realizaram pesquisas de preços nos dias 11, 16, 24 e 30 de março, além de 2, 7 e 10 de abril, subsidiando a elaboração do levantamento técnico. “O monitoramento continuará sendo realizado de forma permanente, a fim de assegurar transparência ao consumidor”, assegura Sueli. 

A coordenadora acrescenta que o Procon/Toledo continuará fazendo a pesquisa de preço nos postos de combustíveis ao menos uma vez por semana. “Eventuais irregularidades relacionadas a abuso de preços podem ser denunciadas pelos consumidores podem ser denunciadas ao Procon/Toledo pelo WhatsApp (45) 99973-6854, por onde o consumidor pode encaminhar fotos e outras evidências. Os consumidores também podem acionar a ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] pelo telefone 0800 970 0267”, orienta Sueli.

Últimas Notícias

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá
Variedades

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá

Há 5 min
Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México
Brasil e Mundo

Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México

Há 15 min
Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo
Cotidiano

Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo

Há 23 min
Como preparar a sala de estar para assistir à copa
Variedades

Como preparar a sala de estar para assistir à copa

Há 29 min
Como montar uma oficina mecânica eficiente desde o início
Variedades

Como montar uma oficina mecânica eficiente desde o início

Há 30 min
Hoesp divulga imagens do projeto da nova sede do Hospital Bom Jesus; estrutura prevê 500 leitos na fase final da obra
Cotidiano

Hoesp divulga imagens do projeto da nova sede do Hospital Bom Jesus; estrutura prevê 500 leitos na fase final da obra

Há 33 min
Mudanças nos Hábitos Diários dos Usuários em 2026: Uma Nova Era Digital
Variedades

Mudanças nos Hábitos Diários dos Usuários em 2026: Uma Nova Era Digital

Há 39 min
Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar a Escócia
Esportes

Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar a Escócia

Há 45 min
Curso de Pedagogia da FAG Toledo promove contação de histórias acessível na Biblioteca Pública Municipal
Variedades

Curso de Pedagogia da FAG Toledo promove contação de histórias acessível na Biblioteca Pública Municipal

Há 53 min
Colégio La Salle contrata Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais em Toledo
Cotidiano

Colégio La Salle contrata Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais em Toledo

Há 54 min
Seminário estadual discute uso da tecnologia BIM na construção civil do Paraná
Cotidiano

Seminário estadual discute uso da tecnologia BIM na construção civil do Paraná

Há 59 min
Toledo realiza 17ª Conferência Municipal de Saúde com foco no fortalecimento do SUS
Cotidiano

Toledo realiza 17ª Conferência Municipal de Saúde com foco no fortalecimento do SUS

Há 1h
Ver mais notícias