Toledo realiza 17ª Conferência Municipal de Saúde com foco no fortalecimento do SUS

Fonte: ASSESSORIA
Toledo realiza 17ª Conferência Municipal de Saúde com foco no fortalecimento do SUS
📷 Foto: DIVULGAÇÃO

O Auditório Acary Oliveira recebeu na última sexta-feira e sábado (19 e 20) a 17ª Conferência Municipal de Saúde. O evento que tem como tema central a “Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil” é uma etapa preparatória que visa elencar propostas e delegados às conferências estadual e nacional.

A frente de honra da conferência contou com o vice-prefeito Lucio De Marchi; a secretária da Saúde, Adriane Monteiro; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Jairo Marcos Zschornack; o diretor da 20ª regional de Saúde, Dr. Fernando Pedrotti; a vereadora Olinda Fiorentin e o promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, Dr. José Roberto Moreira.

A abertura da conferência foi marcada com apresentações culturais. O grupo de danças do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Província Gaúcha realizou uma mostra de danças típicas. Na sequência, houve interpretação do Hino Nacional Brasileiro com acordeon, por Heitor Luis Daleaste.

O evento seguiu com a leitura do Regimento Interno da 17ª Conferência Municipal da Saúde, e com palestra magna de Diuslene Rodrigues da Silva, doutora na área de Assistência Social, que compartilhou conhecimentos e reflexões sobre o tema da conferência. Os momentos seguiram com aprovação de propostas e eleição de delegados.

Durante a conferência foram abordados diversos temas como: a democracia, saúde como direito e soberania nacional; o financiamento adequado e suficiente para o SUS; os desafios na agenda nacional da defesa da vida e o modelo de atenção e gestão. Segundo a secretária da Saúde, Adriane Monteiro, os temas foram de extrema importância pois avaliam a situação dos serviços e propõem diretrizes para uma formulação política de saúde nos níveis municipal, estadual e federal. “Buscamos discutir melhorias na saúde, procurando as necessidades da população. Agora, nos preparamos para a etapa estadual e nacional, onde levaremos ótimas propostas para melhorar a saúde do município”, comentou.

De acordo com Jairo, foram realizadas 11 pré-conferências, que serviram de base para a conferência principal. “Passamos por diferentes locais do município desde o dia 27 de março, quando iniciamos essa caminhada com as pré-conferências. Esses encontros são um espaço onde a comunidade pode ser ouvida de perto e elencar propostas de melhorias para a saúde de Toledo. Sabemos que temos que colocar em prática tudo aquilo que passar por este plenário, será uma missão gratificante para o CMS e a Secretaria da Saúde propor essas ideias nos encontros estaduais e nacional”, conta.

Para o vice-prefeito Lucio De Marchi houve muitos avanços na saúde de Toledo desde a pandemia vivida em 2019. “Essa conferência ajuda muito no alinhamento de ideias para a saúde do nosso município. É um local onde se reúnem as pessoas interessadas em proporcionar um avanço para Toledo, propondo ideias e até mesmo se voluntariado para representar nossa cidade nas conferências estadual e nacional”, frisou.

Últimas Notícias

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá
Variedades

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá

Há 6 min
Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México
Brasil e Mundo

Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México

Há 16 min
Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo
Cotidiano

Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo

Há 24 min
Como preparar a sala de estar para assistir à copa
Variedades

Como preparar a sala de estar para assistir à copa

Há 30 min
Como montar uma oficina mecânica eficiente desde o início
Variedades

Como montar uma oficina mecânica eficiente desde o início

Há 31 min
Hoesp divulga imagens do projeto da nova sede do Hospital Bom Jesus; estrutura prevê 500 leitos na fase final da obra
Cotidiano

Hoesp divulga imagens do projeto da nova sede do Hospital Bom Jesus; estrutura prevê 500 leitos na fase final da obra

Há 34 min
Mudanças nos Hábitos Diários dos Usuários em 2026: Uma Nova Era Digital
Variedades

Mudanças nos Hábitos Diários dos Usuários em 2026: Uma Nova Era Digital

Há 40 min
Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar a Escócia
Esportes

Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar a Escócia

Há 46 min
Curso de Pedagogia da FAG Toledo promove contação de histórias acessível na Biblioteca Pública Municipal
Variedades

Curso de Pedagogia da FAG Toledo promove contação de histórias acessível na Biblioteca Pública Municipal

Há 54 min
Colégio La Salle contrata Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais em Toledo
Cotidiano

Colégio La Salle contrata Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais em Toledo

Há 55 min
Seminário estadual discute uso da tecnologia BIM na construção civil do Paraná
Cotidiano

Seminário estadual discute uso da tecnologia BIM na construção civil do Paraná

Há 1h
Procon de Toledo identifica indícios de irregularidades em cinco postos de combustíveis
Cotidiano

Procon de Toledo identifica indícios de irregularidades em cinco postos de combustíveis

Há 1h
Ver mais notícias