PF de Cascavel desarticula organização criminosa especializada em venda de dados do INSS


Foto: Divulgação - PF
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Mercado de Dados, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada na obtenção e venda fraudulenta de dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A quadrilha operava nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Alagoas, e utilizava os dados para atividades ilícitas, como a contratação de empréstimos consignados indevidos e saques irregulares de benefícios previdenciários.

As investigações começaram em setembro de 2023 e revelaram que a organização era composta por hackers que utilizavam técnicas avançadas de invasão cibernética para acessar diretamente o banco de dados do INSS. Além dos hackers, servidores e um estagiário do INSS vendiam as suas credenciais de acesso aos sistemas, facilitando o esquema. Os dados obtidos eram posteriormente comercializados para terceiros, interessados tanto em consultas quanto em fraudes financeiras.

Na operação, a PF cumpriu 29 mandados de busca e 18 de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Bahia. Entre os alvos estava um hacker de alta reputação, considerado um dos mais habilidosos do país, que já havia sido investigado pela Polícia Federal. Ele era capaz de burlar sistemas de segurança avançados, como a autenticação multifator, e alterar níveis de acesso de credenciais de servidores do INSS.

Além das prisões, a 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel-PR, determinou o sequestro de 24 imóveis pertencentes aos membros da organização criminosa, além do bloqueio de recursos financeiros em contas bancárias, totalizando até R$ 34 milhões. A Justiça aguarda o relatório das instituições financeiras, que têm até dois dias para informar o valor exato encontrado nas contas ligadas à quadrilha.

Durante as buscas, a PF apreendeu aproximadamente R$ 200 mil em espécie, joias, pepitas de ouro, além de uma carteira de bitcoin e uma série de veículos de luxo, incluindo modelos como SW4 2022, Volvo 2018, Renegade 2023, BMW X3, BMW X, Porsche 911 e Audi.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim