Prazo final do Recenseamento Escolar em Toledo termina nesta terça-feira (30)

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
A Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) reforça o alerta para o encerramento do prazo do Recenseamento Escolar 2026, que termina nesta terça-feira (30). O levantamento é fundamental para que a pasta organize a demanda de vagas na rede municipal no próximo ano letivo. Devem ser inscritos os nascidos entre 01º de abril de 2021 e 31 de março de 2022, além das crianças de qualquer idade que ainda não frequentam a rede municipal, mas que os pais ou responsáveis desejam matricular em 2026. Além disso, os pais interessados em matricular os filhos no período integral precisam também realizar o recenseamento.
Em entrevista ao Toledo News, a diretora do Departamento Administrativo Escolar, Marlize Miquelon, e a diretora do Departamento de Administração da Educação Infantil, Eliane Aparecida da Silva Luiz, reforçaram que o recenseamento pode ser feito em qualquer escola do município, preferencialmente na unidade mais próxima da residência. No caso de interessados em turmas de período integral, o cadastro deve ser realizado nas instituições que oferecem essa modalidade. Para efetivar a participação, os responsáveis precisam apresentar documentos pessoais, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança e um número de telefone para contato. No caso de solicitação de tempo integral, também é exigido o preenchimento de questionário socioeconômico e a entrega de comprovante de renda.
Segundo Marlize, o recenseamento é indispensável para garantir a qualidade do atendimento. “Precisamos saber quantas crianças iremos receber para organizar turmas, prever espaços físicos e definir a quantidade de professores. Sem esse levantamento, o planejamento fica comprometido”, destacou. Ela lembra que atualmente menos de um terço da estimativa prevista de cerca de 3 mil crianças foi registrada até o momento.
A Smed reforça que o recenseamento não equivale à matrícula nem garante vaga em determinada escola ou turno, mas é etapa obrigatória para todas as crianças que irão ingressar na rede municipal em 2026. As representantes da Secretaria fazem um apelo às famílias para que procurem a escola mais próxima e não deixem de realizar o procedimento até o fim do prazo.
CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NO VÍDEO ABAIXO










Procura-se: cachorrinho desaparecido na região do Santa Clara 4 (Jardim Europa)