Prefeito de Toledo conhece modelo educacional de Frankfurt com foco em dados e integração


Foto: Divulgação
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

O prefeito licenciado de Toledo, Mario Costenaro, participou na manhã de terça-feira (11), em Frankfurt (Alemanha), de uma reunião com representantes do Gabinete de Planejamento Fundamental da Educação da Prefeitura local. O encontro integrou a missão técnica organizada pelo Sebrae-PR, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que tem como objetivo conhecer experiências europeias de gestão pública inovadora nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Durante a apresentação, foram detalhadas as principais características do sistema educacional de Frankfurt, que prevê diferentes etapas de diplomação e adota um modelo de ensino integrado em algumas escolas, no qual as turmas são organizadas conforme o nível de aprendizado dos estudantes. “Ainda se destacou a existência de uma lei, em vigor desde 2026, que determina o direito e a obrigatoriedade do período integral para todas as crianças”, comenta o prefeito Mario Costenaro.

Sistema dual

Outro ponto de destaque foi o sistema dual de ensino, que combina formação técnica nas empresas com aulas nas escolas profissionalizantes, resultando em um diploma técnico. Em Frankfurt, a gestão das instalações educacionais é de competência do município, enquanto o Estado é responsável pela capacitação dos professores, conteúdos e metodologias.

Esse programa busca fortalecer a integração entre o analógico e o digital, promovendo o aprendizado ao longo da vida e ampliando oportunidades de formação também para adultos e pessoas idosas, inclusive por meio de ensino a distância (EAD).

Orientação técnica

Segundo os gestores, a educação em Frankfurt é baseada em dados, com indicadores que orientam todas as políticas públicas. Um setor específico é responsável por coletar e analisar informações quantitativas e qualitativas, permitindo que decisões sejam tomadas de forma transparente e fundamentada.“Esses dados são compartilhados com outras secretarias, especialmente nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento humano, reforçando o caráter intersetorial e integrado das políticas públicas alemãs”, explica o prefeito de Toledo.

A reunião também evidenciou a preocupação do município com o ensino da matemática, o estímulo ao pensamento científico e o vínculo entre educação e cultura, preparando as crianças para os desafios da vida em sociedade.“Há uma busca constante por integração entre entidades, como a Câmara de Artes e Ofícios e a Câmara de Comércio, que estimulam a oferta de cursos profissionalizantes e a aproximação entre educação e mercado de trabalho”, aponta Costenaro.

Outro aspecto valorizado é a alegria no aprendizado — conceito que orienta o planejamento das ações pedagógicas e parte da perspectiva da criança para construir processos mais participativos e motivadores. Em Frankfurt, a educação é entendida como um fenômeno que transcende a escola, acontecendo também em clubes, centros culturais e espaços de convivência.

“Essa reunião trouxe uma série de referências que podem inspirar novas práticas em Toledo, especialmente no uso de dados para planejar políticas públicas e na integração entre diferentes setores da educação”, destaca o prefeito licenciado Mario Costenaro.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim