Prefeitura de Toledo prestigia seminário promovido por NCSA Oeste


Foto: Divulgação
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Prefeitura de Toledo marcou presença, na tarde desta quinta-feira (9), no seminário “ODS na Prática: Agenda 2030 para transformação no território”, promovido pelo Núcleo de Cooperação Socioambiental (NCSA Oeste) com apoio de Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec. O evento foi realizado no câmpus local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e reuniu integrantes dos núcleos municipais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da região.

O vice-prefeito Lucio De Marchi representou a administração municipal na frente de honra da solenidade de abertura. Também estavam neste grupo: o coordenador de Núcleos Regionais do Projeto de Governança Participativa da Itaipu Binacional, Arielton Alves; representando o Legislativo Municipal, a vereadora Marli Gonçalves Costa; a diretora do câmpus Toledo da Unioeste, Patrícia Stafusa Sala Battisti; e a coordenadora do NCSA Oeste, Rosselane Giordani. Também participou do encontro a secretária do Meio Ambiente, Luciana Fogaça.

Falando em nome do prefeito Mario Costenaro, que se encontra em agenda oficial em Curitiba, Lucio destacou que Toledo tem buscado soluções sustentáveis para conciliar seu potencial produtivo com a preservação ambiental. “Nosso município, com 1,2 milhão de cabeças de suínos e 11 milhões de aves em seu território, tem procurado e encontrado soluções para os rejeitos, preservando seus recursos hídricos”, pontua o vice-prefeito, citando avanços em infraestrutura e políticas públicas. “Ações como estas demonstram que Toledo tem real interesse em se desenvolver com qualidade de vida”, destaca.

Antes da fala das autoridades, foi exibido vídeo institucional no qual o diretor-geral brasileiro da binacional, Ênio Verri, saudou os presentes. O momento principal ficou por conta da palestra, sobre o tema do evento, ministrada pela ativista climática e embaixadora da juventude da ONU, Mahryan Sampaio.

Fundadora do Instituto Perifa Sustentável, sediado em São Paulo, Mahryah ressaltou a importância do engajamento coletivo na implementação dos ODS. “A Agenda 2030 é transformadora, é disruptiva, porque ela traz um princípio que é fundamental, não deixar ninguém para trás”, observa. “Todo mundo – governos, empresas e cidadãos – pode e deve fazer um pouco para a promoção dessa agenda, com cada um tendo papel decisivo na construção de territórios mais sustentáveis”, salienta.

Ao abordar o papel dos municípios, Mahryan enfatiza que a aplicação local das metas globais é essencial para que a agenda se concretize na prática. “Existe um processo que chamamos de territorialização dos ODS, que é quando a gente entende o que é essa agenda, entende suas metas e indicadores, e aplica à realidade local”, explica. “Toledo é um exemplo positivo, especialmente nas ações de sustentabilidade e no cumprimento das metas relacionadas ao clima”, acrescenta a palestrante, que entende que fortalecer parcerias e ampliar iniciativas regionais em energias renováveis e preservação ambiental são caminhos que reforçam o grande potencial do Oeste do Paraná.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim