Prefeitura sanciona leis sobre endometriose e idosos no mercado de trabalho

Fonte: Assessoria
Prefeitura sanciona leis sobre endometriose e idosos no mercado de trabalho
📷 Foto: Divulgação

A Prefeitura de Toledo realizou, nesta terça-feira (26), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, a solenidade de sanção das Leis Municipais de Nº 3.110/2026 e de Nº 3.111/2026. As propostas tratam da conscientização sobre a endometriose e da reinserção de pessoas idosas no mercado de trabalho.

O prefeito Mario Costenaro afirmou que as duas leis fortalecem ações já desenvolvidas pelo município. Segundo ele, as propostas ampliam políticas públicas integradas entre as secretarias municipais. “São leis que vêm agregar às questões de prevenção, conscientização e reinserção das pessoas. Toledo trabalha saúde não apenas no tratamento, mas também na prevenção e na integração das políticas públicas”, declarou.

A Lei nº 3.111/2026, de autoria da vereadora Katchi Nascimento, institui a campanha “Março Amarelo” de conscientização sobre a endometriose em Toledo. A iniciativa passa a integrar o calendário oficial do município e prevê ações de orientação, conscientização e capacitação durante o mês de março.

Durante a solenidade, a vereadora observou que a doença ainda enfrenta dificuldades de diagnóstico e acompanhamento. Katchi ressaltou que a proposta surgiu após diálogos com profissionais da saúde e relatos de mulheres atendidas em audiência pública. “A endometriose é complexa, de difícil diagnóstico e em algumas mulheres é incapacitante. Muitas acabam faltando ao trabalho e tendo prejuízos na vida profissional e pessoal. O objetivo é trazer mais informações sobre a doença para toda a comunidade e incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento”, comentou.

A secretária da Saúde, Adriane Monteiro, avaliou que a campanha contribuirá para ampliar o debate e qualificar o atendimento. Segundo ela, o município poderá desenvolver ações de capacitação voltadas às equipes das unidades de saúde. “É um tema importante para trabalharmos. Quanto mais abordarmos esses assuntos, mais qualidade de vida conseguimos proporcionar às pacientes”, pontuou.

Recomeços

Já a Lei de Nº 3.110/2026, de autoria do vereador Bruno Radunz, institui o programa “Recomeçar Ativo”, voltado à promoção da reinserção de pessoas idosas no mercado de trabalho e à valorização da experiência profissional. O legislador reforçou que a proposta busca criar mecanismos de apoio para pessoas que deixam o mercado formal após a aposentadoria.

Segundo Radunz, o programa prevê incentivo a parcerias com empresas, além da realização de cursos, oficinas e ações de capacitação. “O projeto nasceu da necessidade de dar mecanismos para auxiliar pessoas que se aposentam e muitas vezes não sabem o que fazer depois. A intenção é incentivar a participação de pessoas idosas em atividades profissionais”, destacou.

O vice-prefeito Lucio De Marchi salientou a importância social do programa voltado aos idosos, uma iniciativa que pode auxiliar na prevenção de situações de isolamento e depressão após a aposentadoria. “Queremos resolver o problema daqueles que se aposentam e não têm o que fazer. E esse projeto vem implementar e incrementar esse cuidado”, comentou.

A secretária da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Sheila Delava, ponderou que Toledo possui atualmente cerca de 25,6 mil pessoas acima de 60 anos e que a tendência é de crescimento nos próximos anos. Ela afirmou que a legislação fortalece as políticas públicas já desenvolvidas pelo município. “É um novo cenário e precisamos estar atentos a isso. A lei vem como uma ferramenta importante para fortalecer a rede de proteção, cuidado e valorização da pessoa idosa”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Souza, destacou o cenário de empregabilidade no município e a crescente procura por trabalhadores acima dos 50 anos. Segundo ele, Toledo possui atualmente mais de 1.000 vagas abertas e empresas já têm buscado profissionais com mais experiência. “Hoje é preciso olhar para todos os públicos. Muitas empresas entendem que pessoas acima de 50 anos possuem outra relação com o trabalho, mais estabilidade e comprometimento”, avaliou.

Além de servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal, também participaram da solenidade: o chefe de gabinete, Reinaldo Sales; o assessor de governo, Neuroci Frizzo; e o secretário de Comunicação, Marcio Pimentel.

Últimas Notícias

Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa
Esportes

Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa

Há 6h
Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel
Policial

Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel

Há 12h
Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo
Variedades

Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo

Há 13h
Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa
Esportes

Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa

Há 13h
Doação de Berço Bilitron reforça atendimento neonatal na Hoesp - Hospital Bom Jesus
Cotidiano

Doação de Berço Bilitron reforça atendimento neonatal na Hoesp - Hospital Bom Jesus

Há 13h
Xaxim se prepara para a 22ª edição da tradicional Festa do Leitão Desossado
Variedades

Xaxim se prepara para a 22ª edição da tradicional Festa do Leitão Desossado

Há 14h
Uopeccan promove bazar beneficente com produtos da Receita Federal em Cascavel
Cotidiano

Uopeccan promove bazar beneficente com produtos da Receita Federal em Cascavel

Há 14h
10ª Feijoada Solidária da Hoesp - Hospital Bom Jesus reúne comunidade e reforça corrente de solidariedade em prol da saúde
Cotidiano

10ª Feijoada Solidária da Hoesp - Hospital Bom Jesus reúne comunidade e reforça corrente de solidariedade em prol da saúde

Há 14h
Reforma da Escola Municipal Tancredo Neves é autorizada com investimento de R$ 4,08 milhões
Cotidiano

Reforma da Escola Municipal Tancredo Neves é autorizada com investimento de R$ 4,08 milhões

Há 14h
13º Festival Nacional de Circo começa na próxima quinta-feira (11) em Toledo com espetáculos e oficinas
Variedades

13º Festival Nacional de Circo começa na próxima quinta-feira (11) em Toledo com espetáculos e oficinas

Há 15h
Cmei Vó Tharcila é reinaugurado após reforma e ampliação
Cotidiano

Cmei Vó Tharcila é reinaugurado após reforma e ampliação

Há 15h
PRF apreende mais de 4 toneladas de maconha sobre carga de milho na BR-163, em Guaíra
Policial

PRF apreende mais de 4 toneladas de maconha sobre carga de milho na BR-163, em Guaíra

Há 15h
Ver mais notícias