O Setor de Controle e Combate às Endemias do Município de Toledo divulgou nesta sexta-feira (6) os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2023. Desde segunda (2), foram realizadas visitas em cerca de 1.800 imóveis de todos os bairros da cidade (sorteados aleatoriamente por plataforma do Ministério da Saúde) e o índice de infestação predial (IIP) médio foi de 2,4%, acima do recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%) e um pouco abaixo do LiraA anterior (2,6%).
Os bairros Boa Esperança I (16,20%), São Pelegrino (13%), Industrial III (12,5%), Tocantins II (10%) e Lorenzetti (9%) registraram os cincos maiores IIP do primeiro LirAa de 2023. Vaso de planta, lixo doméstico, tonel, pneu e vaso sanitário estão entre os objetos onde os focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças foram encontrados com maior recorrência durante o levantamento.
Confiança Tele Entregas: entregas rápidas a partir de R$ 10
Clique e salve o contato para quando você precisar!
Confiança Tele Entregas
Bompel Indústria de Calçados: liderança em exportação
Participe de uma equipe referência internacional em inovação e qualida...
Bompel Indústria de Calçados
Cobertura completa contra colisão, roubo e furto de veículos
A partir de R$ 97,50 por mês! Conheça a Star Proteção Veicular
Star Proteção Veicular
Restaurante Filezão: o maior buffet da região!
Mais de 50 opções e sobremesas cortesia em um ambiente aconchegante.
Restaurante Filezão
Curso Presencial de Elétrica Automotiva acontece em Toledo
Formação completa no SENAI Toledo. Vagas limitadas. Parcelamento em at...
SINDIREPA OESTE PR
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM ToledoA coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian König, observa que, no cenário atual, o IIP está dentro do esperado para esta época do ano e segue a média de outros municípios da região, mas destaca que o risco de uma epidemia de dengue ainda está no horizonte. ???Do início do atual ano epidemiológico, em agosto do ano passado, até o momento, registramos 14 casos da doença, sendo 13 autóctones e um importado. A partir da semana que vem, os ACEs [agentes de combate a endemias] vão intensificar o trabalho nos bairros onde mais encontramos focos do Aedes???, comenta.