Professores 'novatos' da rede municipal de Toledo já estão trabalhando

Embora o ano letivo de 2026 ainda não tenha iniciado para toda a rede municipal de ensino de Toledo, parte do quadro docente já retomou as atividades nesta segunda-feira (5). A Secretaria Municipal da Educação (Smed) deu início à formação dos professores contratados ao longo de 2025 que, em razão do tempo de vínculo, não possuem direito a férias integrais. Eles participam de encontros formativos que tiveram início nesta segunda-feira (5) e seguem até o dia 21 deste mês, com foco no alinhamento pedagógico, na organização do trabalho docente e na preparação para o ano letivo.
O retorno dos professores ocorrerá de forma gradativa, conforme o período de contratação de cada profissional. Ao final desse processo, 415 professores terão retomado as atividades pedagógicas antecipadamente, fortalecendo o planejamento e a qualificação das ações educacionais da rede.
O foco das atividades é o aprofundamento nos estudos do Referencial Curricular para o Sistema Municipal de Ensino de Toledo (RCT), documento que orienta as práticas pedagógicas do município. A programação foi estruturada para alinhar os novos profissionais às diretrizes educacionais vigentes e fortalecer a integração entre currículo, planejamento e rotinas escolares.
A capacitação desta semana aborda cinco eixos considerados estratégicos para a rede municipal: o Referencial Curricular para o RCT, documento referência para o desenvolvimento de habilidades previstas previstas para as diferentes etapas, anos e áreas do conhecimento; Avaliação diagnóstica e de sua articulação com o planejamento pedagógico, com ênfase na organização dos planos de aula e no uso dos resultados avaliativos como subsídio para a tomada de decisões pedagógicas; Intencionalidade e liderança pedagógica no contexto do contrato didático e das rotinas escolares; Ambiente de letramento como mediador da aprendizagem; e Atuação psicopedagógica na recomposição e no fortalecimento das aprendizagens.
A Secretária da Educação, Janice Salvador, avalia que o início do ano é um período estratégico para o alinhamento pedagógico. “De acordo com esses pressupostos, vamos estar discutindo as ações de planejamento, pensando na avaliação como característica diagnóstica e formativa, de modo que possamos pensar esse recurso e, a partir dele, fazer o acompanhamento e o monitoramento da aprendizagem das nossas crianças”, detalha.
Para Janice, esse processo ajuda a consolidar uma cultura pedagógica comum na rede. “É em torno dessa articulação que todo o processo pedagógico é organizado dentro das instituições, o que garante que as crianças tenham acesso às metodologias adequadas, com objetivos viabilizados para que cada aluno tenha a oportunidade de aprender, considerando a sua singularidade, o seu ritmo de aprendizagem e as habilidades já ou que necessitam ser desenvolvidas”, analisa.
Durante esta semana, os encontros formativos estão sendo realizados nos espaços da Escola de Governo. A partir da próxima semana, outros espaços também serão utilizados, com o objetivo de atender de forma mais efetiva e acolhedora os servidores, ampliando a capacidade de organização e garantindo melhores condições para o desenvolvimento das atividades formativas. Enquanto esse grupo já está em formação, o retorno às atividades dos demais professores da rede municipal está previsto para o dia 26 deste mês.




















Encontrado: carteira com cartão em nome de Rosiane Amorim da Silva