Profissionais da Assistência Social debatem sobre o processo de envelhecimento


Foto: Divulgação
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou uma capacitação com servidores da pasta na tarde desta sexta-feira (11), no Auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, sobre “O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos como instrumento de transformação social - 2025”. A formação envolveu todos os servidores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Proteção Social Básica.

O Módulo I foi conduzido pela psicóloga, professora da PUCPR, mestre em Filosofia da Psicanálise e especialista em Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica, Sandra Cristina Boufleur. Nesta etapa inicial, foi abordado o tema “Discutindo as complexidades da intergeracionalidade”, proporcionando reflexões sobre os desafios e possibilidades presentes nas relações entre diferentes gerações.

Na ocasião, a psicóloga abordou aspectos relacionados ao envelhecimento e como a sociedade lida com a temática. Um dos objetivos é levar o serviço público a refletir sobre como as políticas públicas estão estruturadas e lidando com este processo. Ela observa que se fala muito da infância e da adolescência, mas pouco da fase adulta e quando se dirige ao idoso, sempre dentro de uma condição fragilizada ou infantilizada. Um dos caminhos apontados é a troca entre gerações para possibilitar o trabalho da questão do preconceito etário. Uma alternativa é por meio do convívio.

Durante o encontro os profissionais tiveram a oportunidade de discutir e apresentar propostas de abordagem para se trabalhar o tema. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos complementa o trabalho social com famílias e previne situações de risco social. Ele é organizado em grupos, de acordo com o ciclo de vida do coletivo. Uma das estratégias de trabalho com os grupos são as atividades intergeracionais, que consistem em encontros entre pessoas de diferentes idades, com o o intuito de promover a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos, além de propiciar espaços para diálogos e momentos de buscar formas de prevenir as vulnerabilidades sociais.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim