O projeto social Vida em Movimento, voltado para imigrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, retomou as suas atividades e deu início a um novo ano com resultados positivos já nas primeiras semanas. No último domingo, 25, atletas do projeto participaram da primeira etapa do Circuito Estadual de Beach Tennis da Federação Paranaense de Tênis (FPT), realizada em Cascavel, marcando a abertura oficial da temporada da modalidade no Paraná.
A volta às aulas reforça o papel social do projeto, garantindo às crianças, jovens e adultos um espaço de aprendizado, convivência e desenvolvimento integral por meio do esporte. A iniciativa oferece acesso gratuito ao Beach Tennis, incentivando hábitos saudáveis, disciplina, autoestima e valores que contribuem para a formação pessoal e social dos participantes.
Segundo Fábio Bento, idealizador do projeto e técnico de Beach Tennis, o momento é de entusiasmo e planejamento para mais um ciclo de atividades. “As expectativas são muito boas, especialmente em relação ao desenvolvimento integral das crianças. Estar aqui praticando esporte faz toda a diferença, e a expectativa é que o projeto continue e evolua cada vez mais neste ano”, relatou.
A participação na competição estadual foi encarada como uma experiência de aprendizado e superação pelos atletas do projeto. Para a atleta Gabriela Chimuco, a evolução em relação ao primeiro campeonato é evidente. “Teve muita diferença. No primeiro Campeonato, eu não conseguia ter volume de jogo, não sabia dar smash e ainda tinha muita dificuldade. Desta vez, me senti muito mais confiante e consegui jogar muito melhor do que no ano passado”, contou.
Vagas na Prati-Donaduzzi em Toledo
Participe do processo seletivo para Operador de Fracionamento!
Aumente suas vendas com AiqFome
Cadastre seu restaurante e aproveite taxas menores!
Viagem Leito Cama para São Paulo.
Garanta seu conforto com a Expresso Nordeste. Compre sua passagem pelo WhatsApp!
Presentes criativos na Adega do Lago
Descubra kits e cestas elegantes para surpreender!
Mais
Além do desempenho técnico, Gabriela destacou que o projeto vai além das quadras. “Em menos de um ano de projeto, a gente já está competindo no mesmo nível de meninas que treinam há mais tempo. Isso mostra o quanto a gente evoluiu e o quanto as professoras são uma inspiração para nós. Sem contar as amizades novas que fizemos e o quanto os treinos são divertidos”, completou.
Independentemente dos resultados em quadra, o projeto Vida em Movimento segue com o propósito de democratizar o acesso ao Beach Tennis em Toledo, promovendo inclusão social, integração comunitária e novas perspectivas para crianças e jovens que, muitas vezes, não teriam acesso ao esporte.
Da mesma forma, a professora Giovana Sordi reforçou o impacto da vivência esportiva para o desenvolvimento pessoal dos participantes. “A cada torneio, percebemos o quanto nossos alunos evoluíram. São histórias diferentes, mas todas têm em comum a dedicação pelo esporte, a confiança e a vontade de seguir em movimento”, finalizou.
Sobre o projeto social Vida em Movimento
O Projeto Vida em Movimento é uma iniciativa de inclusão social por meio do esporte, com foco no Beach Tennis. É realizado com subsídio do Governo do Estado do Paraná, por meio do programa Proesporte, com incentivo da Companhia de Energia do Paraná (Copel) e apoio da Sferriê, Unibaby, Abettol, Planeta Sports Indoor e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (Smel). As aulas são gratuitas e ocorrem às terças e quintas- feiras, nas quadras do Planeta Sports Indoor.