A doença de Crohn (DC) é uma doença intestinal na qual há uma inflamação crônica e recidivante de origem desconhecida, em que uma resposta inflamatória e inespecífica resulta da interação de fatores imunológicos, genéticos e ambientais em qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus, porém mais frequente no intestino grosso (40,00%), intestino grosso e delgado (30,00%), intestino delgado (27,00%), estômago e duodeno (05,00%) e região perianal (ao redor do ânus) (03,00%), apresentando períodos de piora e melhora dos sintomas.
Acomete igualmente homens e mulheres, começa a se manifestar com mais frequência após os 10 anos de idade, atinge picos entre os 15 e 25 anos e 55 e 60 anos. Os sintomas variam conforme a localização predominante da doença e nas formas mais frequentes caracteriza-se por cólicas, emagrecimento, distensão abdominal, dor abdominal no ventre ou canto inferior direito do abdome, surtos agudos de diarréia, sangue ou pus nas fezes, constipação e febre.
Restaurante Filezão: o maior buffet da região!
Mais de 50 opções e sobremesas cortesia em um ambiente aconchegante.
Sorriso Toledo: Mais segurança com reconhecimento facial
Mais segurança e benefícios garantidos! Recadastre-se agora na Loja Passe Bem
Tolemalhas: Unifomes de qualidade para sua empresa
Garanta conforto e identidade visual para sua empresa. Solicite orçamento no Wha...
Prefeitura de Toledo: Inscrições abertas para Jogos da Mulher
Participe de competições gratuitas. Medalhas para as melhores em 10 modalidades ...
Mais
O diagnóstico da DC é feito com uma análise conjunta de dados clínicos, endoscópicos (colonoscopia), radiológicos e histológicos. Deve-se aventar a possibilidade de DC em pacientes entre os 15 e 25 anos e 55 e 60 anos que apresentem diarréia crônica, podendo estar ou não acompanhada de sangue, dor abdominal, perda de peso, febre e manifestações sem relação com o sistema digestivo.
Como não há cura definitiva para a DC, o objetivo do tratamento é induzir e manter a remissão da doença e as suas complicações, causando o menor efeito colateral possível. O tratamento instituído é definido de acordo com a fase da doença, buscando conter o processo inflamatório, aliviar sintomas, prevenir recidivas e corrigir deficiências nutricionais. Em alguns pacientes é necessário usar terapias com drogas imunossupressoras (ex: azatioprina, metotrexato e ciclosporina) e agentes biológicos (ex: infliximabe, vedolizumabe e natalizumabe), tratamento no qual, mantem o paciente por períodos mais longos sem atividade da doença. Já o tratamento cirúrgico fica reservado para os quadros graves de obstrução intestinal, doença perineal, hemorragias e fístulas.
Doutor. Leandro Faé
CRM ??? PR 36.049
Clínica Endogastro Toledo
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho ??? Belo Horizonte-MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema ??? Juiz de Fora-MG