Doutor Leandro Faé: Saiba mais sobre hemorroidas e como é o tratamento


Foto: Toledo News

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto que podem causar dor, coceira e sangramento anal. A hemorroida pode ser interna, quando ela fica escondida dentro do reto, ou externa, quando ela é facilmente identificada ao redor do ânus e ainda elas podem ser mistas com presença de hemorroidas internas e externas. 

As hemorroidas são mais comuns em pessoas com idade entre 45 e 65 anos, e sua principal causa é o esforço evacuatório repetitivo, que determina o estiramento do tecido de sustentação dos plexos. Constipação intestinal, esforço evacuatório prolongado e gestação são seus principais fatores de risco.

A passagem das fezes por essas veias dilatadas pode causar ferimentos, que consequentemente causam dores durante a evacuação, coceira e dor anal, sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário, nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus e inchaço ao redor do ânus.

O diagnóstico normalmente é clinico, principalmente nas hemorroidas externas, já nas internas é preciso fazer o toque retal e em alguns casos deve-se realizar a anuscopia ou até mesmo a colonoscopia.

O tratamento pode ser clínico feito à base de pomadas, remédios, dieta e banhos de assento, tratamento cirúrgico que consiste na retirada das hemorroidas (hemorroidectomia) e o tratamento minimamente invasivo, que é feito como ligadura elástica, escleroterapia (injeção com solução química) e coagulação infravermelha.

Evitar papel higiênico, dar preferência a lenços umedecidos e sem álcool, dieta rica em fibras, ingerir muita água, fazer caminhadas sempre que possível, evite segurar a vontade de evacuar, não ficar sentado por muito tempo no vaso sanitário, evitar leitura e celular durante a evacuação, esses são alguns cuidados para prevenção do quadro hemorroidário.

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias