Saúde com Agente: ACS e ACE da região recebem certificados de formação

Fonte: Assessoria
Saúde com Agente: ACS e ACE da região recebem certificados de formação
📷 Foto: Divulgação

O Teatro Municipal de Toledo recebeu, na tarde desta quarta-feira (3), a solenidade de entrega de certificados do curso técnico "Saúde com Agente" a 191 agentes comunitários de saúde (ACS) e 110 agentes de combate a endemias (ACE). Os 301 formandos atuam nos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde (RS), sendo que Toledo foi representada por 56 servidores, 26 ACS e 30 ACE.

O curso "Saúde com Agente" teve uma carga horária intensiva de 1.280 horas, distribuídas ao longo de 10 meses, entre agosto de 2022 e julho de 2023. Combinando aulas remotas e presenciais, a modalidade de ensino híbrida permitiu que os 196.200 participantes distribuídos 5.342 municípios brasileiros se capacitassem de forma abrangente e flexível.

A cerimônia contou com a presença ilustre de autoridades como o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, que representou os gestores dos municípios da área de abrangência da 20ª RS, e Fernando Pedrotti, diretor da 20ª RS. Juntaram-se a ele na frente de honra a presidente do Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde (Cresems), Jéssica Kehrig Fernandes; a apoiadora do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Andréia Bento Maria Scudeller; e a supervisora regional do curso Saúde com Agente, Viviane Delcy Silva.

Após a execução do hino nacional, o diretor da 20ª RS direcionou palavras de reconhecimento e incentivo aos formandos. "Deixo meu agradecimento às Secretarias Municipais de Saúde por darem o apoio necessário para que os agentes pudessem assistir às aulas do curso, que ofereceu formação de qualidade que engrandece a importância destes agentes para o SUS [Sistema ??nico de Saúde]", avalia. "Este momento também é especial porque pude rever alguns colegas agentes com quem pude atuar assim que cheguei em Toledo, no Jardim Europa. São pessoas comprometidas e, em nome delas, presto minha homenagem que se estende a todos os formandos. Sigam estudando, mas nunca abandonem a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas", disse, emocionado.

Em sua fala, o prefeito de Toledo reforçou a relevância histórica do SUS, destacando o papel dos agentes na sua consolidação e funcionamento. "?? uma satisfação estar num evento que demonstra o fortalecimento e a consolidação do SUS. Sou da época em que as pessoas que não contribuíam com a previdência social não recebiam assistência gratuita, eram tratadas como indigentes, colocadas no fim da fila, sendo que muitas delas precisaram vender tudo que possuíam para não morrerem. A Constituição de 1988 mudou isso, criando um sistema universalizado e gratuito, que atende ricos e pobres da alta complexidade à atenção primária", recorda. "Neste ato estão presentes centenas de pessoas que fazem o sistema acontecer, que cuidam das pessoas de forma proativa. Os agentes comunitários e de endemias levam a política pública de saúde a todos os lares, visualizam o retrato mais fiel da realidade. São exemplos de profissionalismo, de pessoas que fazem a diferença, atendendo-os de forma mais qualificada", analisa.

Após os discursos, os formandos receberam seus certificados das mãos das autoridades presentes. O evento também incluiu a exibição de um vídeo institucional do programa "Saúde com Agente", produzido pelo Conasems, e homenagens aos instrutores, preceptores do curso e aos nove secretários municipais de saúde presentes.

Em nome deles, a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, expressou seu reconhecimento à dedicação dos agentes em meio aos desafios da saúde pública. "Em meio a uma epidemia de dengue, temos aqui um momento de alegria, que nos faz pensar sobre a importância da qualificação e valorização de nossos ACE e ACS. Trata-se de um reconhecimento à amplitude do trabalho de vocês, que qualificam o trabalho das equipes das unidades de saúde", pontua.

Saúde com Agente ??? O programa "Saúde com Agente" representa uma iniciativa idealizada pelo Ministério da Saúde em colaboração com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem o objetivo de aprimorar a formação e capacitação ACS e ACE, elevando o nível de qualificação desses profissionais, ampliando sua capacidade de atuação e contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde em todo o país.

Ambos os cursos foram estruturados de forma a fornecer uma base teórica sólida, aliada a um treinamento prático que capacita os profissionais para lidar com os desafios do cotidiano da saúde pública. No curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, o foco está em preparar os ACS para desempenharem suas funções de forma abrangente e eficaz. Já no curso técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às endemias, o objetivo é capacitar os ACE para identificar, prevenir e controlar fatores de risco presentes no território local. 

Os agentes desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida das comunidades, representando uma ligação direta entre a população e os serviços de saúde, atuando como mediadores culturais e facilitadores do acesso aos cuidados de saúde. Em áreas de difícil acesso ou com populações vulneráveis, os ACS e ACE desempenham um papel ainda mais crucial, garantindo que nenhum cidadão seja deixado para trás no acesso aos serviços de saúde.

Últimas Notícias

Motorista de Fiat Uno morre em colisão com Vectra na BR-163, em Toledo
Policial

Motorista de Fiat Uno morre em colisão com Vectra na BR-163, em Toledo

Há 35 min
Toledana Ana Paz conquista o título de Campeã Brasileira de Judô Sub-13 e garante vaga no Pan-Americano
Esportes

Toledana Ana Paz conquista o título de Campeã Brasileira de Judô Sub-13 e garante vaga no Pan-Americano

Há 1h
Toledo sedia uma das maiores edições do Magal de Touba do Brasil e reafirma sua vocação para o acolhimento
Variedades

Toledo sedia uma das maiores edições do Magal de Touba do Brasil e reafirma sua vocação para o acolhimento

Há 2h
Motorista escapa ileso após carro capotar várias vezes na BR-277, em Cascavel
Policial

Motorista escapa ileso após carro capotar várias vezes na BR-277, em Cascavel

Há 2h
Dirigentes se afastam de Infantino em meio à batalha de poder na Fifa
Esportes

Dirigentes se afastam de Infantino em meio à batalha de poder na Fifa

Há 2h
Moraes pede parecer da PGR sobre proibição de visitas a Bolsonaro
Cotidiano

Moraes pede parecer da PGR sobre proibição de visitas a Bolsonaro

Há 2h
Legislativo aprova projeto que autoriza o Poder Executivo a firmar parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego
Cotidiano

Legislativo aprova projeto que autoriza o Poder Executivo a firmar parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego

Há 3h
Lula conversa com Putin sobre comércio e geopolítica
Brasil e Mundo

Lula conversa com Putin sobre comércio e geopolítica

Há 3h
Inscrições para o desfile de 7 de Setembro em Toledo vão até 14 de agosto
Variedades

Inscrições para o desfile de 7 de Setembro em Toledo vão até 14 de agosto

Há 3h
Operação Lívia combate rede que induzia jovens a suicídio na internet
Variedades

Operação Lívia combate rede que induzia jovens a suicídio na internet

Há 3h
Quatro anos depois, Festival de Pipa volta a Toledo com entrega de 300 kits gratuitos
Variedades

Quatro anos depois, Festival de Pipa volta a Toledo com entrega de 300 kits gratuitos

Há 3h
Ciclista é socorrido após colidir com utilitário que saía de garagem em Toledo
Policial

Ciclista é socorrido após colidir com utilitário que saía de garagem em Toledo

Há 4h
Ver mais notícias