Secretaria da Cultura de Toledo lança projeto “Teatro nas Escolas”


Foto: Divulgação

Amanhã começa julho, mês que marca o início das atividades do “Teatro nas Escolas”, projeto da Secretaria da Cultura que conta com o apoio da Secretaria da Educação, da Itaipu Binacional, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e do Convênio Linha Ecológica. Cinco estabelecimentos da rede municipal de ensino receberão a visita do projeto, que oferecerá espetáculos com duração média de 20 a 35 minutos para estudantes do Ensino Fundamental/Anos Iniciais.

O lançamento será nesta sexta-feira (1º), às 9h e às 14h, na Escola Municipal Anita Garibaldi (Jardim Europa). Na ocasião, os alunos assistirão à “Pimplinações de Yby”, espetáculo que apresenta histórias (não estórias) da nossa terra que serão recontadas na forma de lendas pela artista e arte-educadora Nara Mattana, de Palotina.

Na próxima terça-feira (7) o projeto chega à Escola Municipal Walmir Grande (Jardim Panorama), que viverá, às 10h e às 14h, as emoções da peça “Pescando histórias: o sonho da tartaruga e a girafa sem sono”. Contada pela artista e arte-educadora Izabela Fernandes de Souza, de Foz do Iguaçu, a história é um encontro com a literatura e a oralidade de matriz africana e fronteiriça, que busca criar pontes entre contos e a experiência local de pescadores, ribeirinhos e a tradição afro-brasileira do Oeste do Paraná.

Nara Mattana retorna a Toledo no dia 20 (segunda-feira), quando ministrará para os alunos da Escola Waldyr Luiz Becker (Jardim Coopagro) contação de história e brincadeiras intituladas “Pimplinações brincantes”. A peça traz a história de Clara e Morena, que, mesmo em universos tão diferentes e distantes, conseguiram se encontrar para brincar e para mudar o reino onde moravam. Essa amizade levará os espectadores por mundos encantados, coloridos de muita magia, emoção e brincadeira – falando ainda em retornos, Izabela Fernandes de Souza volta a Toledo no dia 21 (terça-feira) para apresentar a peça “Pescando histórias: o sonho da tartaruga e a girafa sem sono” na Escola André Zenere (Jardim América). 

No dia 26, às 14h00, a Escola Municipal Norma Demeneck Belotto (Jardim Gisela) recebe a atriz e arte-educadora Aline Fernandes, integrante do Grupo Put´s de Teatro (Toledo), que fará a contação da história “Os animais do zodíaco chinês”. O enredo é baseado na lenda folclórica chinesa que narra como Buda decidiu quais animais fariam parte do Zodíaco. O objetivo é trazer um conto popular de outro país para despertar o interesse do público pelas ricas culturas existentes ao redor do mundo, uma oportunidade de trabalhar com a diversidade e a tolerância com pessoas diferentes do seu meio.

Próximas etapas

A apresentação destas peças está na primeira fase do projeto “Teatro nas Escolas” e, segundo a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, os próximos passos serão no sentido de oferecer oficinas de capacitação dos professores da área de artes para que o maior número possível de estabelecimentos da rede municipal de ensino tenham suas próprias companhias teatrais. “Além deste trabalho de formação de plateia junto ao público infantojuvenil, queremos que muitas destas crianças e adolescentes queiram também estar no palco, mostrando seu talento”, pontua.

Rosselane comenta que Toledo será uma das sedes, entre 8 e 12 de outubro, do 4º Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná. “É um evento para o qual estamos esperando cerca de 4 mil crianças em nosso Teatro Municipal e que também contará com apresentações descentralizadas em espaços como o Parque Ecológico Diva Paim Barth, o CEU das Artes e os nossos distritos. A vinda desse festival representa um reconhecimento à consistência das nossas políticas públicas tanto na realização de espetáculos quanto na formação de professores, técnicos e atores”, comenta. “Semana que vem toma posse um servidor efetivo para atuar nesta área, o que representa uma conquista histórica, a qual nos possibilita avançarmos ainda mais nas atividades voltadas ao teatro”, acrescenta.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias